Economia
Zero dinheiro, um sonho: como adquirir sua casa com estas dicas
Quer conquistar sua casa própria, mas não tem todo o dinheiro disponível? Saiba como fazer isso com algumas estratégias simples e eficazes.
O sonho da casa própria é um dos mais almejados, mas nem sempre estamos com todos os recursos financeiros necessários para realizá-lo de imediato, já que comprar um imóvel é algo bastante caro. No entanto, isso não significa que você deve abdicar dessa ideia.
Com estratégias inteligentes e o planejamento adequado, você consegue, sim, adquirir o seu lar doce lar, mesmo sem ter todos os recursos disponíveis de uma vez. Inclusive, o portal Casa e Jardim, em união com alguns especialistas, elencou algumas das maneiras mais práticas e acessíveis de realizar esse sonho. Vamos conferir?
Estrategias para comprar sua casa própria
Consórcio
O consórcio é uma opção para quem busca um investimento a longo prazo. Você se une a um grupo de pessoas interessadas em adquirir imóveis e contribui mensalmente para um fundo comum. A cada mês, normalmente, um participante é contemplado e recebe a carta de crédito para comprar o imóvel.
Adquirir na planta
Comprar um imóvel na planta também pode ser uma alternativa interessante para muitos, já que diversas construtoras oferecem condições mais atrativas e facilidades para o pagamento durante o período de construção. Assim, é possível garantir parcelas mais acessíveis até a entrega das chaves.
Leilão
Participar de um leilão pode ser uma maneira incrível de adquirir um imóvel por um preço muito mais acessível do que seria exigido em outras hipóteses. No entanto, é importante pesquisar bem e estar preparado para a competição e as condições do leilão.
Usando o FGTS
O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) pode ser usado para dar uma boa entrada na compra do imóvel, amortizar o saldo devedor ou até mesmo quitar algum financiamento. Por isso, é importante verificar as regras para utilização do FGTS de acordo com a sua situação.
Financiamento
Por fim, aquela que é uma das opções mais conhecidas: o financiamento. Com ele, você obtém um empréstimo junto a um banco para adquirir o imóvel e paga parcelas mensais com juros. É importante pesquisar diferentes bancos e suas taxas antes de escolher essa opção.

-
Mundo2 dias atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Tecnologia2 dias atrás
Pouca gente sabe que usar Starlink em prédios pode dar problema! Veja por quê
-
Finanças2 dias atrás
Caixa Tem lança cartão sem anuidade e com limite inicial de R$ 800
-
Cotidiano1 dia atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Investimentos2 dias atrás
Tudo o que você deve avaliar em uma franquia antes de investir
-
Bancos2 dias atrás
Nubank altera regras do Ultravioleta e pode impactar clientes do cartão premium
-
Cotidiano2 dias atrás
7 mil vagas para tirar CNH grátis: período de inscrição já começou
-
Automobilística2 dias atrás
Renault Sandero sai de linha no Brasil após 17 anos: veja os motivos