Conecte-se conosco

Empresas

Ação coletiva acusa Burger King de propaganda enganosa

Judiciário dos Estados Unidos se recusa a arquivar denúncia feita contra a rede de restaurantes e o caso vira motivo de polêmica na web.

Publicado

em

Sem sombra de dúvidas, a Burger King é uma das redes de fast-food mais conhecidas do mundo, sendo conhecida como um grande rival da famosa e consagrada marca McDonald’s. Entretanto, como todo grande negócio, a empresa constantemente se vê envolvida em alguma polêmica relacionada a algum dos seus produtos.

Recentemente, um caso viralizou nas redes sociais: um juiz dos EUA rejeitou o pedido da multinacional destinado a solicitar o arquivamento de uma ação judicial movida contra a companhia. No texto do processo está descrito que os clientes foram enganados quanto ao real tamanho do sanduíche Whopper.

O que motivou a ação?

A principal alegação é de que a propaganda veiculada pela BK fez com que o produto parecesse bem maior do que realmente era. Por sua vez, a decisão foi tomada pelo magistrado distrital de Miami Roy Altman, que alegou que a marca deve se defender contra as acusações que, inclusive, equivalem a quebra de contrato.

A questão se trata de uma ação coletiva, ou seja, vários indivíduos diferentes se uniram para entrar na justiça e pedir reparação legal. Os reclamantes acusam a lanchonete de retratar os hambúrgueres de forma irreal, com ingredientes que fazem o item parecer cerca de 35% mais volumoso e com mais carne do que a versão real.

Em sua defesa, a organização alegou que não possui a obrigação de entregar alimentos que realmente se pareçam com as imagens publicitárias, mas o juiz que conduz o caso disse que tal decisão caberá aos jurados.

A decisão do judiciário norte-americano se tornou pública na última sexta-feira (25/08), e, com isso, as pessoas podem prosseguir com os trâmites para obter uma indenização da instituição. Na última terça-feira (29/08), quando foi questionada sobre o que faria, nem a firma nem seus advogados responderam aos questionamentos da imprensa.

Tal situação abre várias discussões sobre a maneira que a publicidade afeta nossas vidas, além da responsabilização de quem veicula anúncios em cumprir ou não aquilo prometido explicitamente. Agora, se mais pessoas seguirem esse exemplo, a Burger King ainda terá muitos problemas no futuro.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS