Conecte-se conosco

Empresas

E o tomate saiu de cena: Burger King repete estratégia da McDonald’s

Decisão em caráter extraordinário afeta os estabelecimentos localizados na Índia, e os preços estão disparando no mercado nacional.

Publicado

em

Os tomates são frutos deliciosos que podem ser usados no preparo de diversos pratos e insumos alimentares. O exemplo mais famoso de item derivado é o ketchup, um molho que se tornou figura carimbada em muitos produtos vendidos em redes de fast food.

Entretanto, recentemente as lanchonetes pertencentes à marca McDonald’s chocaram o mundo ao anunciarem que estariam retirando essa iguaria do menu, na maior parte dos estabelecimentos situados no norte e no leste da Índia, um país situado na Ásia.

Segundo a empresa, não havia disponibilidade de frutas de qualidade naquele momento, devido a problemas relacionados à colheita. Porém, esse problema não foi algo regional, sendo mais uma questão nacional. Dessa forma, o concorrente, Burger King, também aderiu a essa medida, banindo os tomates das suas receitas.

De acordo com o empreendimento fundado por David Edgerton e James McLamore, as unidades indianas, pelo menos neste atual momento, estão impossibilitadas de conseguir os produtos para oferecê-los ao público. Logo, a discussão na internet se iniciou, afinal, muitas pessoas nada gostaram do anúncio.

Essa medida é para sempre ou pode ser revogada?

Por conta da insatisfação de inúmeros clientes, não tardou para que a seção de perguntas que o site do restaurante disponibiliza ficasse abarrotada de dúvidas sobre a questão dos tomates. Assim, o Burger King garantiu aos clientes que eles vão voltar em breve.

O empreendimento aproveitou a ocasião para se justificar, afirmando que a decisão de suspender o uso do alimento se deu por conta dos problemas com as safras. Entretanto, não ficou claro se a remoção seria geral, ou se aplicaria a apenas algumas lojas localizadas nos estados mais afetados pela crise agrícola.

Outro fator que contribuiu para o ocorrido foi um comunicado veiculado pelo Banco Central da Índia, prevendo um aumento na inflação atual para 5,4%. A autarquia financeira citou, inclusive, o aumento nos preços cobrados por centenas de itens alimentícios no país com a maior população no mundo todo.

“No futuro, o aumento nos preços dos vegetais, liderados pelos tomates, exercerá pressões consideráveis ​​na trajetória da inflação de curto prazo.”

Mas engana-se quem pensa que essa situação complicada afetou apenas o McDonald’s e o Burger King. O Subway revelou que suas lojas iriam cobrar 30 rúpias a mais por uma fatia de queijo na maior parte de seus sanduíches disponíveis.

Estima-se que nos últimos meses os preços do tomate aumentaram mais de 400% por conta de ondas intensas de calor e chuva que causaram sérios prejuízos nas plantações locais. Segundo informações obtidas por veículos de comunicação, 1 kg da fruta vendido em Nova Delhi, a capital do país, custou nesta semana 107 rúpias (1,18€).

Esse valor é simplesmente chocante, por ser maior do que o litro da gasolina. Por fim, o ocorrido é ainda mais grave por conta do produto ser essencial na culinária indiana e diversas receitas precisam dele para serem preparadas. Enquanto a questão não se resolve, as pessoas se empenham em encontrar substitutos.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS