Saúde
Você está tomando esses remédios? evite café já
O café é uma das bebidas mais amadas entre os brasileiros, mas você sabia que é necessário muito cuidado na hora de combinar medicamentos e café? Alguns remédios não devem ser misturados com a ingestão da bebida.
O café é uma das bebidas mais populares em todo o mundo, apreciada por seu aroma, sabor e, é claro, pela energia que proporciona nos momentos mais necessários.
No entanto, nem sempre essa energia extra é benéfica quando combinada com certos medicamentos. Muita gente desconhece essa informação, mas a interação entre cafeína e alguns tipos de remédios pode ser uma mistura perigosa, resultando em efeitos colaterais indesejados ou colocando a saúde em risco. Entenda mais a seguir!
5 medicamentos que não devem ser combinados com café
1. Remédios para diabetes
Pessoas que tomam medicamentos para controlar o diabetes devem ter cautela ao consumir café. A cafeína pode interferir nos níveis de açúcar no sangue e na eficácia dos medicamentos, potencialmente causando flutuações perigosas nos níveis de glicose.
2. Remédios para asma
Os medicamentos para asma, como broncodilatadores, podem ser afetados pela cafeína. O café pode intensificar a estimulação do sistema nervoso central, potencialmente aumentando a frequência cardíaca e interferindo na ação dos broncodilatadores, que também têm efeito sobre o sistema cardiovascular.
3. Remédios para pressão alta
Pacientes que tomam medicamentos para pressão alta devem evitar o consumo excessivo de café. A cafeína pode aumentar a pressão arterial temporariamente, o que pode contrariar os efeitos dos medicamentos e comprometer o controle da hipertensão e do tratamento.
4. Remédios para alergia ou gripe
Alguns medicamentos para alergia ou gripe contêm substâncias que causam sonolência. Quando combinados com a cafeína do café, esses medicamentos podem ter seu efeito reduzido, causando confusão, nervosismo ou até mesmo insônia.
A combinação da bebida e dos remédios também pode, juntos, estimular o sistema nervoso e acabar aumentando consideravelmente o nível de excitação.
5. Remédios para ansiedade e depressão
Café e medicamentos para ansiedade ou depressão não são uma boa combinação. A cafeína pode aumentar a ansiedade e piorar os sintomas de quem já sofre com esses distúrbios. Além disso, a interação entre a cafeína e certos medicamentos antidepressivos podem levar a efeitos colaterais preocupantes.
Em geral, é fundamental sempre ler a bula dos medicamentos e consultar um profissional de saúde antes de tomar qualquer decisão em relação à combinação de medicamentos com café.
O impacto da interação entre cafeína e medicamentos pode variar de pessoa para pessoa, levando em consideração fatores como a dosagem do medicamento, a sensibilidade individual e as condições médicas específicas.
-
Tecnologia2 dias atrás
Celulares escutam nossas conversas? Especialistas dão o veredicto
-
Tecnologia1 dia atrás
Netflix ameaçada? Disney+ lança recurso inovador para usuários
-
Criptomoedas2 dias atrás
NFTs: quanto valem hoje os ativos de Neymar e outras celebridades?
-
Economia1 dia atrás
Qual estado lidera o ranking de maior influência no PIB do Brasil?
-
Empresas1 dia atrás
Crise! Após decretarem falência, empresas de saúde fecham as portas
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Mesmo com o avanço da IA, estas 6 profissões vão pagar muito bem no futuro
-
Tecnologia2 dias atrás
Tecnologia de LED promete carregar dispositivos com luz solar
-
Finanças1 dia atrás
Moeda do garimpeiro: peça perdida na gaveta pode encher seu bolso