Tecnologia
'Guerra' contra robô de inteligência artificial: sites bloqueiam ChatGPT
GPTBot, o robô da OpenAI, sofreu obstruções que impedem que informações protegidas por direitos autorais sejam usadas por ele.
Segundo as últimas informações divulgadas por diversos portais ao redor do mundo, vários sites de grandes empresas bastante conhecidas no mercado, como Reuters, Amazon e The New York Times, simplesmente bloquearam o GPTBot, o robô da OpenAI — a empresa responsável pela criação do icônico ChatGPT.
A principal função da referida invenção era rastrear textos na web para que a plataforma da companhia pudesse ser alimentada e, assim, treinada, de modo a evoluir cada vez mais. Ao que parece, até a data de 22/08, cerca de 69 páginas bloquearam a ferramenta, de acordo com um levantamento feito pela Originality.ai.
Pelo menos 15% dos mil sites mais populares barraram o GPTBot nas últimas duas semanas. “O GPTBot foi lançado há 14 dias e a porcentagem dos mil principais sites que o bloqueiam aumenta constantemente”, afirma a pesquisa.
Quais são os resultados práticos da ação?
Esse tipo de obstrução não permite que itens protegidos por direitos autorais sejam utilizados para o treinamento e a alimentação da Inteligência Artificial (IA). Logo, será necessário que a organização responsável busque novas alternativas para suprir a necessidade de informações de que o seu robô precisa.
“Propriedade intelectual é a força vital dos nossos negócios, e precisamos proteger os direitos autorais do nosso conteúdo”, disse um porta-voz da agência de notícias Reuters ao jornal The Guardian.
O processo de análise foi realizado entre os dias 8 e 22 de agosto. O estudo analisou meticulosamente todos os arquivos robots.txt presentes nos endereços on-line selecionados para confirmar se o GPTBot foi bloqueado ou não.
O debate sobre a proteção de conteúdo autoral e o seu uso por Inteligências Artificiais (IAs) não é algo novo. No início de 2023, mais precisamente em janeiro, o banco de imagens Getty Images entrou na justiça para processar os idealizadores da IA chamada Stable Diffusion por usarem suas fotos para treinar o próprio sistema.
Por fim, o ChatGPT foi lançado em novembro de 2022 e foi o estopim da “moda” das Inteligências Artificiais Generativas, ou seja, mecanismos capazes de gerar textos, imagens, vídeos e interações diversas. A partir desse ponto, grandes empresas, como Google e Microsoft, começaram a desenvolver seus próprios modelos.

-
Tecnologia2 dias atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Agronegócio1 dia atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Curiosidades2 dias atrás
Patrimônio de José Mujica: quanto o ‘presidente mais pobre do mundo’ deixou?
-
Curiosidades2 dias atrás
Buffett promete doar 99% de sua fortuna — veja quem será beneficiado
-
Tecnologia20 horas atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Carreira9 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Investimentos1 dia atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção