Empresas
Fraude em licitação de áreas comerciais de aeroportos é investigada pela PF
Empresários e empresas seriam favorecidos para garantir espaços de alimentação e quiosques em dois dos principais aeroportos do país.
A Polícia Federal disse nesta quarta-feira que cumpriu 19 mandados de busca e apreensão em cinco Estados e no Distrito Federal como parte de uma operação que tem como alvo um esquema de fraude na Infraero relativo a licitação de áreas comerciais nos aeroportos de Congonhas e Santos Dumont.
Segundo as investigações, as fraudes teriam ocorrido entre 2016 e 2018, e podem ter movimentado até 10 milhões de reais.
Os envolvidos são agentes públicos ligados à Infraero e empresários beneficiados pelo esquema. Os alvos poderão responder pelos crimes de associação criminosa, corrupção, violação de sigilo funcional e crimes licitatórios.
As informações da PF são conta de que empresários e empresas seriam favorecidos para garantir espaços de alimentação e quiosques em dois dos principais aeroportos do país em troca de pagamento de vantagens.
“Consistiam em fraudar licitações das áreas ‘lounge’ e quiosques de alimentação nos aeroportos de Congonhas em São Paulo, e Santos Dumont, no Rio de Janeiro, subavaliando essas áreas e desqualificando dos certames empresas que não estivessem associadas ao grupo. Assim, permitia-se a contratação de propostas menos vantajosas para a Infraero em fraudes estimadas em cerca de 10 milhões de reais“, explicaram os investigadores.
O Ministério da Infraestrutura recebeu as denúncias e elas começaram a ser apuradas internamente, inclusive pela própria Infraero.
A Infraero não retornou aos pedidos de comentário sobre a operação.

-
Bancos2 dias atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF2 dias atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia1 dia atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas1 dia atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Empresas1 dia atrás
Por que o McDonald’s está sendo boicotado? Spoiler: motivo não envolve comida
-
Economia1 dia atrás
Tem dívida com a Caixa? Não pague sem antes ver essa condição de até 90% de desconto
-
Tecnologia14 horas atrás
É propaganda enganosa? Imagens criadas por IA em anúncios do iFood geram debate
-
Tecnologia17 horas atrás
Veja o passo a passo para usar um celular velho como câmera de segurança