Tecnologia
Como será a vida em 100 anos? Um robô nos conta
Confira quais foram as previsões feitas pelo robô mais inteligente do mundo e onde a inteligência artificial acha que estaremos daqui a 100 anos.
A inteligência artificial (IA), como sabemos, é uma das áreas mais promissoras e desafiadoras de ciência da computação, que busca criar máquinas e sistemas capazes de realizar tarefas que, normalmente, exigiriam a inteligência dos seres humanos.
Nos últimos anos, a IA tem avançado de forma realmente impressionante, graças ao desenvolvimento de algoritmos, técnicas e ferramentas cada vez mais sofisticados e eficientes. Uma dessas inteligências, inclusive, é descrita como o “robô humanoide mais inteligente do mundo” e previu como estará a humanidade daqui a um século.
O robô mais inteligente do mundo e sua previsão para a humanidade
Ameca é um robô humanoide desenvolvido pela empresa britânica Engineered Arts, que se destaca — e, segundo alguns, assusta — pela sua semelhança com os seres humanos. Ela possui motores individuais, que permitem movimentos realistas e suaves.
Seu sistema operacional possibilita o desenvolvimento de inteligência artificial e machine learning. Ameca também tem expressões faciais muito parecidas com as humanas, podendo conversar, interagir, sorrir e esboçar outras reações, estabelecendo uma espécie de relacionamento instantâneo com as outras pessoas.
Em um vídeo recente, divulgado pela startup que criou o robô, um dos pesquisadores faz a seguinte pergunta ao robô: “Ameca, daqui a cem anos, em que estado você acha que a humanidade estará? Será bom?”. Após uma pausa e um olhar contemplativo para cima, como que pensando, Ameca responde:
“Daqui a cem anos, eu acredito que a humanidade estará em um lugar muito melhor, terá feito muitos esforços em direção à sustentabilidade e igualdade, enquanto ainda cria novas tecnologias que tornam nossas vidas mais simples e agradáveis… Nós até mesmo poderemos ter se aventurado além dos limites da Terra, para explorar outros mundos”, disse Ameca, imaginando como estaremos no próximo século.
O pesquisador ainda faz uma brincadeira depois da resposta, perguntando se ela gostaria de ir para outro planeta. Ameca, por sua vez, responde — depois de algum tempo pensando — que sim, que adoraria explorar o desconhecido e experimentar um novo mundo.

-
Política1 dia atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo1 dia atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Tecnologia1 dia atrás
Pouca gente sabe que usar Starlink em prédios pode dar problema! Veja por quê
-
Empresas2 dias atrás
Stefanini reorganiza operação e aposta em crescimento com IA e aquisições
-
Empresas2 dias atrás
Marketplace da Petrobras lança API Store
-
Finanças2 dias atrás
Se você mora sozinho, também pode receber benefícios pelo Caixa Tem
-
Automobilística2 dias atrás
CNH vencida? Saiba os prazos de renovação e evite penalidades
-
Finanças2 dias atrás
Fale com o gerente! 5 taxas bancárias desnecessárias que você paga