Conecte-se conosco

Tecnologia

Huawei dá 'xeque-mate' na Apple com smartphone arrasador na China

Mate 60 Pro deve abalar as vendas de iPhones entre os chineses, ainda mais depois das sanções aplicadas pelo governo contra a empresa dos EUA.

Publicado

em

A novo modelo de celular da gigante chinesa Huawei Technologies chegou com tudo e promete agitar a concorrência pelo mercado de smartphones. O chamado Mate 60 Pro se destaca pela tecnologia de ponta e a conectividade de dados em alta velocidade.

O aparelho chega ao mercado chinês logo após o governo local anunciar a proibição de uso de iPhones e qualquer outro celular estrangeiro por pessoas que trabalham em agências governamentais do país. Essa combinação de fatores deve gerar impactos negativos para a Apple.

Algumas análises especializadas já começaram a ligar o sinal de alerta para a fabricante norte-americana, especialmente pelo risco que empresas dos EUA correm pelo aumento da tensão entre os dois países. E vale lembrar: o mercado chinês é robusto.

Dependência técnica e mercadológica

Além disso, existe um aspecto técnico que torna a Apple ainda mais vulnerável. Estamos falando do fato de que a maioria dos produtos da marca é montada na China.

Nos últimos anos, a big tech conseguiu se consolidar no país, dominando o mercado de telefones de última geração, apesar do avanço dos concorrentes locais.

A decisão recente do governo somada ao aprimoramento tecnológico dos aparelhos da Huawei, por exemplo, surge como uma ameaça a essa liderança. A China é hoje um dos principais mercados da Apple. E se ela perder espaço justo lá? Como fica?

Divisão

O aguardado iPhone 15 deve ser lançado oficialmente na próxima semana. Os holofotes em torno do novo celular da Apple, no entanto, estarão divididos na China com o hype gerado em torno do Mate 60 Pro da Huawei.

O analista da empresa de investimentos Oppenheimer, Martin Yang, disse em reportagem do The Wall Street Journal que a tendência é de que haja uma transferência de clientes da Apple para a Huawei e que parte dos chineses que já usam Android também deve optar pelo novo celular da marca.

Nesse movimento todo, acredita-se que a Apple perca até 10 milhões de vendas de iPhone em 2024. Isso representaria em torno de 4,5% a menos do que a marca conseguiu vender em 2022, no mundo todo (224,7 milhões de unidades).

O Mate 60 Pro

Apesar de não ser denominado pela Huawei como um celular 5G, o Mate 60 Pro tem capacidade para atingir uma velocidade máxima de download de 500 a 800 megabits por segundo.

Isso é algo notável, pois significa dizer que os consumidores poderão baixar filmes completos, e em alta definição, em um minuto, somente.

O resultado obtido pela fabricante chinesa, com esse novo aparelho, tem sido elogiado pela crítica especializada, ainda mais diante das sanções que a empresa sofreu dos EUA e que inviabilizaram o acesso dela a equipamentos e tecnologias do país.

Esse avanço, no entanto, já suscita suspeitas. Enquanto para alguns trata-se de um marco para a evolução de semicondutores na China, para outros (EUA, especificamente) é algo que precisa ser investigado.

A Huawei não divulgou muitos detalhes, mas, pelo o que já se sabe, o Mate 60 Pro traz um novo conceito de design e melhorias importantes nas comunicações, que serão via satélite.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS