Educação
Inteligência artificial: a aliada do aprendizado
IA proporciona novas oportunidades e expande horizontes tanto de alunos como de profissionais da educação.
A Inteligência Artificial (IA) está promovendo diversas mudanças nas mais variadas áreas de atuação humana, mas engana-se quem pensa que isso se restringe apenas aos empregos. A ferramenta também já está sendo usada em salas de aula e os debates sobre seus impactos na educação são motivo de amplo debate.
Enquanto alguns enxergam a novidade sob uma ótica positiva, alegando que tal recurso pode otimizar o aprendizado e abrir novas possibilidades jamais sonhadas antes, existem aqueles que apontam os riscos dos jovens se tornarem dependentes da tecnologia e não saberem mais se virar sem ela.
A questão é bastante delicada e como as IAs ainda estão engatinhando, não há como prever os resultados futuros. A única certeza existente é que não adianta lutar contra elas. Especialistas afirmam que cabe aos pedagogos e docentes encontrar formas de fazer uma coexistência pacífica com os robôs.
Que benefícios a Inteligência Artificial pode proporcionar para os estudantes?
Os novos sistemas podem ser de grande ajuda para armazenar e processar dados complexos, traduzindo-os para uma linguagem mais facilmente entendível para os alunos, em especial aqueles com maior dificuldade de aprendizado.
Com isso, ocorre uma personalização do ensino, que auxiliará o professor a entender como funciona o processo de absorção de conhecimento das suas turmas. Afinal, quando se lida com seres humanos diferentes, sabemos que não há receitas de bolo a seguir, pois o que funciona para uns pode não ser tão eficiente para outros.
Logo, através de informações obtidas via IA, o docente será capaz de desenvolver planos de ensino mais eficazes e interessantes para os jovens, melhorando, assim, a qualidade da sua aula e captando o interesse das crianças e adolescentes com maior facilidade.
Consequentemente, a mesma ferramenta ainda poderá oferecer feedbacks de desempenho, garantindo uma maior precisão de planejamento de aulas e conteúdos. Por meio de dados empíricos, fica muito mais fácil de corrigir erros e fazer ajustes onde é necessário.
Por fim, espera-se que a Inteligência Artificial permita que novas metodologias mais eficazes e alinhadas com a modernidade acabem surgindo. Isso porque, uma vez que é possível medir dados relacionados a padrões de comportamento dos alunos, conseguimos entendê-los melhor e assim desenvolver métodos mais assertivos.

-
Bancos2 dias atrás
Processo de devolução de Pix errado deve ficar mais simples no Brasil
-
Tecnologia1 dia atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Bancos9 horas atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Economia1 dia atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Finanças2 dias atrás
Dar mesada ou não? Veja como usar dinheiro para educar seu filho com inteligência
-
Imposto de Renda - IRPF5 horas atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Finanças1 dia atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver
-
Bancos18 horas atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp