Conecte-se conosco

Bancos

Pix prepara surpresas: saiba o que será possível fazer

Como ocorre com toda tecnologia, o já conhecido Pix também evoluirá, e o Banco Central faz previsões incríveis sobre as mudanças que devem ser implementadas em breve.

Publicado

em

O Pix é, sem dúvidas, um dos recursos de maior sucesso criado pelo Banco Central. A ferramenta foi lançada no ano de 2020 e, em pouquíssimo tempo, conquistou o coração e o bolso dos cidadãos brasileiros. Afinal, graças a essa incrível funcionalidade, ficou muito mais fácil de receber e enviar valores.

Dessa forma, coisas como realizar pagamentos se tornaram bem mais descomplicadas e simples. Lembrando que, nos moldes de antes, as pessoas eram obrigadas a fazer depósitos bancários em dinheiro vivo ou utilizar boletos, o que acabava por atrasar a transação, pois a instituição precisava antes fazer a devida validação.

O que o futuro reserva para o Pix?

Segundo a diretoria do BC (Banco Central), o Pix deve ganhar algumas evoluções com o passar do tempo, tornando-se assim um produto muito mais completo e integrado com o público. O desejo da referida autarquia é que surjam novas modalidades para os brasileiros, como o Pix parcelado, automático, off-line e internacional.

Entretanto, pelo menos até o momento, somente a versão automática já possui um cronograma definido para ser lançado. Porém, espera-se que, pelo menos até o ano seguinte (2024), a instituição forneça mais detalhes sobre as outras opções.

Pix off-line

Nem sempre o indivíduo está com internet disponível ao precisar fazer uma movimentação bancária. Por isso, o Pix sem internet está sendo estudado. Tal iniciativa visa sobretudo tornar a ferramenta mais acessível para todos e proporcionar mais comodidade aos seus usuários.

Pix automático

Como já foi dito anteriormente, essa opção já conta com um cronograma de lançamento definido. Segundo o BC, essa funcionalidade deve ser disponibilizada oficialmente em abril de 2024. Consequentemente, ela permitirá que repasses recorrentes sejam realizados automaticamente, sem que seja preciso autenticá-los todos os meses.

Pix parcelado

Apesar dessa versão ainda não ter sido lançada em caráter oficial pelo BC, algumas organizações bancárias já a oferecem. O Banco Central revela que é possível estabelecer normas padrões para esse tipo de parcelamento, “mitigando o risco de crédito do recebedor em eventuais situações de inadimplência do pagador“.

Pix internacional

Por fim, essa é uma das maiores prioridades da autarquia. Segundo Renato Gomes, o diretor de Organização do Sistema Financeiro e Resolução do Banco Central, poder expandir a utilização do Pix além das fronteiras brasileiras é uma prioridade, mas, no momento, o Banco ainda estuda como isso pode ser feito eficientemente.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS