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Automobilística

Michelin não se empolga com pneu inovador?

Empresa já faz testes com o novo produto há alguns anos, mas o dono continua resistente e sem acreditar muito no poder de venda da novidade.

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Já imaginou se existisse um pneu que não fura e como isso impactaria na vida e no bolso de todos que possuem transporte próprio? Pois bem, a indústria de pneus vem tentando implantar essa novidade há alguns anos, mas sempre esbarra em uma questão: o custo de fabricação.

A dificuldade reside exatamente na questão da matéria-prima. Um pneu comum tem grande parte de seu interior preenchido por ar, ou seja, um item gratuito. Contudo, um pneu que não fura exigiria, no mínimo, um investimento maior, pois precisaria ser revestido com mais borracha.

Foi exatamente esse aspecto que desanimou o CEO da Michelin, Florent Menegaux, diante da novidade. A empresa vem realizando pesquisas sobre esse novo modelo de pneu, mas o proprietário não parece muito entusiasmado com a ideia.

“É muito mais caro construir esse tipo de pneu do que um normal. A tecnologia estará disponível, mas para ser aplicada em casos que alguém esteja preparado para pagar o preço, porque será muito mais caro que um pneu clássico”, expõe o executivo.

Testes

A Michelin, que é uma das maiores fabricantes de pneus do mundo, já realizou testes em Singapura e na França, em parceria com a empresa de logística DHL. A intenção também foi coletar impressões e opiniões de motoristas que trafegam no dia a dia.

Apesar do argumento de que os pneus que não furam seriam mais caros, ainda não é possível determinar o quão mais caros eles seriam. No entanto, o que se pode afirmar é que haveria uma certa demanda por eles.

Menegaux acredita, por exemplo, que esse tipo de pneu seria mais utilizado nas cidades, em usos frequentes, como serviços de entrega. Diante dessa possibilidade, ele até pondera que pode estar um pouco errado sobre a invenção, mas segue acreditando no modelo tradicional.

“Talvez eu esteja errado, mas não acho que vamos trocar os velhos pneus, que são muito úteis, por pneus sem ar. Furar um pneu é sempre um pesadelo, mas não acontece com muita frequência. Quando você olha de modo estatístico, a probabilidade de ter um furo é muito pequena”, alega.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

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