Conecte-se conosco

Ações, Units e ETF's

Cosan pretende construir um porto no Maranhão

Companhia é uma empresa multisetorial.

Publicado

em

A Cosan (CSAN3) deve decidir, até meados de 2024, a respeito da construção do Porto de São Luís, no Maranhão.

Levantamento do Valor Econômico destaca que numa primeira etapa, o projeto vai demandar investimentos de US$ 650 milhões.

Também traz que com 200 hectares de área licenciada, o terminal ficará a seis quilômetros da Estrada de Ferro Carajás (EFC), com estrutura pronta para dois berços de atracação e potencial de movimentação de até 115 milhões de toneladas ao ano.

Vale lembrar que a Cosan é uma empresa brasileira com negócios nas áreas de açúcar, álcool, energia, lubrificantes, e logística.

Por volta das 11h10 a ação CSAN3 subia 1,91%, cotada a R$ 17,65.

Cosan (CSAN3)

CEO da Cosan Investimentos, Leonardo de Pontes disse a investidores que a empresa adquiriu esse projeto greenfield há dois anos, por meio da joint venture JV Mineração. “Já temos 200 ha de áreas licenciadas nesta região portuária. Esse terminal fica a 6 km da Estrada de Ferro Carajás (EFC), portanto, não é um projeto com tanta complexidade logística”, destacou.

Segundo ele, os trabalhos de avaliação de engenharia para navegabilidade do porto, construção do porto e trecho ferroviário já foram realizados. “Esse porto era originalmente para carga geral, mas nosso projeto foi redesenhado para acomodar o transporte de minério de ferro”, explicou.

Também disse que a capacidade portuária total seria de 115 Mt/ano, mas a primeira fase envolveria 15 Mt/ano.

E acrescentou que o próximo ano será chave para dar a palavra final sobre a construção ou não do empreendimento e, se houver aprovação final do projeto, poderá iniciar a construção ainda em 2024.

Vale lembrar que em 2021 a Cosan, que também atua no setor de logística, e Paulo Brito, acionista controlador da produtora de ouro e cobre Aura Minerals, assinaram um memorando de entendimento para criar a empresa de mineração e logística JV Mineração.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS