Cotidiano
Novo RG: até quando posso usar o documento antigo?
Confira as mudanças e novidades trazidas pelo novo RG, bem como a data de validade do documento antigo, que já está com os dias contados.
O novo RG, que, na verdade, se chama Carteira de Identidade Nacional, ou CIN, na sigla, é um documento nacional que visa estabelecer um mesmo padrão de emissão e de modelo para todos os órgãos de identificação, que são 27, com o objetivo de trazer mais praticidade aos cidadãos e mais segurança em relação às fraudes de identificação.
Para isso, o novo documento conta com elementos de segurança inéditos, como um QR Code e uma zona de leitura automatizada, o que deve facilitar a conferência dos dados por parte das Forças de Segurança Pública e demais serviços que exijam a identificação, sejam eles privados ou públicos.
No momento em que vivemos, seria contraproducente um documento exclusivamente em papel, já que nem mesmo a Carteira Nacional de Habilitação existe nesse molde antigo. Por isso, sim, a CIN será emitida também em formato digital e oficial, por meio do aplicativo Gov.br.
Outra novidade é que, agora, não será mais preciso memorizar um número de identificação e um do Cadastro de Pessoa Física (CPF), como acontecia antigamente com o RG. O número usado será apenas o do CPF, de modo que, independentemente de onde for emitida a CIN, o número será o mesmo, garantindo ainda mais segurança.
Até quando o RG antigo vale?
Atualmente, os brasileiros já podem solicitar a nova carteira de identidade. Na verdade, alguns brasileiros já têm acesso à novidade, visto que nem todos os estados da Federação estão aptos a emiti-la por enquanto. No entanto, isso deve mudar em breve, pois todos devem passar a emitir a partir do dia 6 de novembro deste ano.
Mas até quando o documento no padrão antigo tem validade? Para alívio de muitos, não é preciso se apavorar para trocar o documento pelo mais moderno, pois o RG antigo terá validade até o dia 28 de fevereiro de 2032, desde que seja possível reconhecer a pessoa pela foto no documento.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp