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Economia

Não caia em golpe! O INSS não recebe documentos por e-mail

Documentação é aceita somente de modo presencial, via site ou através do aplicativo do órgão.

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Quando uma pessoa solicita algum serviço do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é normal que o atendente que está conduzindo o procedimento peça alguma documentação complementar para análises posteriores, como, por exemplo, um comprovante de residência ou cédula de identificação.

Esse tipo de pedido é uma exigência do órgão, necessária para o requerimento ser encaminhado para as instâncias superiores na instituição. Entretanto, algumas pessoas estão enviando papéis de maneira errônea através do e-mail da Ascom (Assessoria de Comunicação Social), e isso não é o correto a se fazer.

Segundo as regras federais que regem o serviço, esse tipo de envio somente pode ser feito pelos canais oficiais, ou seja, no app ou site Meu INSS, ou em uma agência devidamente certificada da Previdência Social. Lembrando que, caso o indivíduo recorra à última opção, ele deve estar agendando a sua visita previamente pela central 135.

Resumindo, em hipótese alguma o INSS recebe qualquer tipo de documento por e-mail. Portanto, se você receber mensagens solicitando algo desta natureza, é bom desconfiar, pois provavelmente se trata de golpistas tentando lesá-lo.

Como enviar as informações necessárias pelo aplicativo

O uso do aplicativo é bastante simples e intuitivo, então o segurado não deve ter grande dificuldade em valer-se dele para encaminhar sua documentação. Logo, uma vez que a pessoa já esteja em posse dos papéis digitalizados, basta aceder o Meu INSS e anexar os materiais por lá.

Agora, para quem realmente não possui familiaridade com tecnologia e deseja dar continuidade ao procedimento em caráter presencial, também poderá estar fazendo isso em uma agência física do órgão. Mas, como já foi avisado anteriormente, é exigido que a pessoa faça o agendamento antecipado pelo número 135.

Seguidamente, é de suma importância respeitar os horários escolhidos, para que os atendimentos de outros beneficiários não sejam comprometidos por conta de atrasos. Por fim, vejamos a seguir um passo a passo mais detalhado sobre como utilizar os serviços via app:

  1. Acesse o Meu INSS pelo site ou aplicativo para Android e iOS;
  2. Clique em “Acessar com gov.br” e entre na sua conta com o CPF e a senha;
  3. Encontre o ícone de “Cumprimento de exigência”;
  4. Clique no protocolo;
  5. Responda que está cumprindo a exigência;
  6. Agora anexe seus arquivos clicando no ícone “+”;
  7. Clique em “avançar”, leia as informações e selecione novamente “avançar/finalizar” para enviar seu pedido.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

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