Conecte-se conosco

Ações, Units e ETF's

Americanas apresenta novas provas contra antiga diretoria

Varejista envolvida em suposta fraude.

Publicado

em

Americanas em recuperação judicial: funcionários temem demissão em massa

A Americanas (AMER3) apresentou ontem novas provas contra sua antiga diretoria.

Em documento protocolado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a varejista apresentou uma nova manifestação ao processo de produção antecipada de provas movido pelo Bradesco (BBDC3, BBDC4) em que traz mais uma evidência de que a antiga diretoria omitia informações sobre a existência do chamado “risco sacado”.

A Americanas reportou uma planilha que havia sido levada pela antiga diretoria à apreciação do Comitê Financeiro em novembro de 2022. Nela, segundo a Americanas, o grau de endividamento financeiro informado era de R$ 17,252 bilhões.

Quando o escândalo veio a público, após as revelações de Sergio Rial, dias após assumir a companhia, a dívida total da empresa foi estimada em R$ 40 bilhões. A Americanas diz que “na época não havia qualquer sinal de alerta de que as informações não eram verdadeiras”.

Americanas (AMER3)

Vale lembrar que na última semana o ex-CEO Miguel Gutierrez disse que o comando da empresa mentiu para ele sobre a sucessão do seu cargo em 2022 – posteriormente ocupado por Sérgio Rial, que revelou o rombo bilionário e a fraude na empresa e renunciou em seguida, em janeiro de 2023.

Ele se apresentou à CVM, onde fez a declaração, e disse que a primeira sondagem de Rial se deu em um almoço em meados de março de 2022, quando o executivo era cotado para integrar o Conselho de Administração da Americanas.

Também disse que foi informado que Rial assumiria o posto enquanto ele ainda buscava um nome para sucedê-lo dentre os diretores estatutários.

Na sequência, ele disse ter descoberto um contrato sobre Rial que garantia a ele pagamentos como consultor a partir de setembro de 2022. A rubrica da Americanas veio por parte de Eduardo Saggioro, presidente do Conselho, e Carlos Alberto Sicupira, um dos acionistas de referência – junto com Telles e Lemann – e também membro do Conselho da companhia.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS