Conecte-se conosco

Economia

RPF 2023: veja quando você recebe a restituição

Descubra as datas de restituição do Imposto de Renda em 2023 e saiba quem tem prioridade na hora de receber o reembolso. Confira as informações essenciais sobre os lotes de restituição.

Publicado

em

O período de declaração do Imposto de Renda é sempre um momento importante e fundamental para os contribuintes, assim como a expectativa de receber a restituição é aguardada com ansiedade. Para que você esteja bem informado sobre as datas de restituição neste ano e quem teve prioridade no processo, reunimos todas as informações relevantes.

Calendário de restituição do Imposto de Renda 2023

  • 1º lote: 31 de maio (já pago): nesse lote, foram contemplados 4.129.925 contribuintes, que tiveram suas declarações processadas com prioridade.
  • 2º lote: 30 de junho (já pago): no segundo lote, um total de 5.138.476 contribuintes receberam suas restituições. O reembolso aconteceu no final de junho.
  • 3º lote: 31 de julho (já pago): o terceiro lote beneficiou 5.632.036 contribuintes que viram seus valores de restituição creditados no final de julho.
  • 4º lote: 31 de agosto (já pago): em agosto, 6.118.310 contribuintes foram contemplados com a restituição do Imposto de Renda.
  • 5º lote: 29 de setembro: o quinto e último lote está programado para 29 de setembro, encerrando o calendário de restituição em 2023.

Prioridade na restituição

As prioridades nos repasses das restituições foram determinadas com base em critérios específicos, de modo que a Receita Federal seguiu a seguinte ordem neste ano:

  1. Idosos acima de 80 anos: os contribuintes com idade superior a 80 anos têm prioridade na restituição. Isso garante que os mais idosos recebam seus valores mais cedo.

  2. Idosos com idade igual ou superior a 60 anos: na sequência, são os idosos a partir de 60 anos que têm prioridade no reembolso do Imposto de Renda.

  3. Contribuintes com deficiência física, mental ou moléstia grave: aqueles que têm alguma deficiência ou sofrem de moléstia grave também estão na lista de prioridade.

  4. Contribuintes cuja principal fonte de renda seja o magistério: professores que dependem principalmente da atividade de magistério para sua renda entram no grupo prioritário.

  5. Utilização da declaração pré-preenchida e/ou opção por receber a restituição via Pix: os contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição via Pix têm prioridade no processo de pagamento.

  6. Demais contribuintes: por fim, os demais contribuintes recebem a restituição seguindo a ordem cronológica dos lotes.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS