Tecnologia
De onde veio isso? Recursos do iPhone 15 que parecem familiar aos usuários Android
Recém-lançado, o celular chama a atenção pela incorporação de recursos que a marca resistia em adotar, até então, como a entrada USB-C.
O iPhone 15 foi lançado pela Apple no último dia 12 de setembro e chamou a atenção do mercado por uma série de mudanças que a marca decidiu adotar, em relação ao modelo anterior.
Muitas das novidades, no entanto, são inéditas somente para os celulares da Apple, pois elas já existem em aparelhos com sistema Android. Toda essa situação, inclusive, gerou uma pergunta: a Apple copiou o Android?
Nas linhas abaixo, vamos mostrar cinco recursos do novo smartphone da “maçã” que já estavam na concorrência, em celulares da Samsung, Xiaomi e Motorola. Veja:
1) Entrada USB-C
A grande alteração do novo celular da Apple, talvez, seja a adoção da entrada USB-C, uma coisa que já é padrão em aparelhos com sistema Android.
Depois de muita discussão, a empresa decidiu ceder e abandonar o antigo Lightning. A verdade é que ela foi obrigada a fazer isso para se adequar à legislação da União Europeia.
A entrada USB-C tem maior durabilidade e garante, ainda, um carregamento mais rápido. Ela existe há 8 anos no mercado e foi introduzida pela primeira vez em 2015, em modelos da linha Le 1, da antiga LeEco.
2) Uso de titânio na carcaça
Outro aspecto anunciado como novidade da Apple, também, já foi visto em celulares da concorrência. Estamos falando da moldura de titânio. Ela foi utilizada pela primeira no smartphone Essential PH-1, em 2017.
Uma das qualidades do titânio é a durabilidade maior. Ele é mais resistente a arranhões e quedas, apesar de ser mais leve. O uso dele na carcaça dos aparelhos, inclusive, deve se tornar uma tendência na indústria de celulares.
3) Gravação no modo espacial
A incorporação da gravação em modo espacial no iPhone 15 também não é uma novidade no mercado. Esse mecanismo já existe há algum tempo em aparelhos Android.
Ele dá maior profundidade aos vídeos e, por isso, também é chamado de gravação 3D. O recurso foi lançado em smartphones em 2011, com o HTC Evo 3D e LG Optimus.
4) Botão de ação
Outro destaque do novo aparelho da Apple, presente no iPhone 15 Pro e Pro Max, é o botão de ação. Ele fica na lateral do celular e pode ser personalizado para funcionar como atalho para diferentes funções.
Esse recurso, no entanto, não é exatamente uma novidade da marca. Em 2019, a Samsung criou o Botão Bixby, no Galaxy 8 e, em 2010, o celular BlackBerry Curve também tinha uma proposta semelhante com o botão trackball.
5) Lente teleobjetiva
O modelo Pro Max do iPhone 15 conta com um reforço em seu conjunto de câmeras. Estamos falando da lente teleobjetiva de 5x.
Esse tipo de lente, no entanto, apesar de ser uma novidade na Apple, já existe em um dos principais concorrentes da marca: o Galaxy S23 Ultra. O modelo da Samsung possui uma câmera teleobjetiva com zoom ótico de até 10x.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Empreendedores que abrem CNPJ perdem o Bolsa Família? Veja regras
-
Tecnologia2 dias atrás
Transforme seu celular Xiaomi com estas 6 configurações importantes