Conecte-se conosco

Tecnologia

Golpe do iPhone 15: você pode ser a próxima vítima?

Criminosos usam o lançamento do mais novo celular da Apple para aplicar fraudes e enganar consumidores ansiosos em adquirir o novo aparelho.

Publicado

em

O iPhone 15 foi lançado oficialmente pela Apple no dia 12 de setembro e já é aguardado com ansiedade por muitos consumidores e fãs dos celulares da marca. Esse cenário de expectativa e espera, no entanto, tem sido ideal para a prática de golpes e fraudes.

Especialistas da Kaspersky, empresa de segurança cibernética, identificaram uma série de golpes que envolvem o novo aparelho da Apple. As fraudes são variadas e envolvem diversos esquemas distintos, com risco potencial de perdas financeiras e de dados.

Basicamente, para conseguir aplicar os golpes, os criminosos estão atraindo clientes interessados e oferecendo compra antecipada do aparelho antes da chegada oficial dele às lojas.

Nas linhas abaixo, vamos explicar em detalhes como essas fraudes funcionam e dar dicas para que você não seja mais uma vítima dos golpistas. Fique atento!

Ansiedade para comprar logo

As fraudes começaram antes mesmo do lançamento feito pela Apple, aproveitando-se do desejo dos usuários de estar entre os primeiros em adquirir o mais novo iPhone.

Falsos vendedores começaram a oferecer aparelhos de pré-lançamento aos consumidores e prometiam a eles a chance de adquiri-los por um preço “premium”.

Muitas vítimas, levadas pela ansiedade e desejo de sair na frente, foram convencidas a fazer pagamentos adiantados ou compartilhar dados pessoais, como nome, endereço e número de telefone.

Com o dinheiro antecipado em mãos, claro, os golpistas desaparecem e deixam as pessoas sem o iPhone prometido e sem a devolução da quantia paga. Trata-se de um golpe financeiro e também de privacidade, em razão dos dados compartilhados.

Chance de ganhar iPhone: promessa falsa

Um outro golpe identificado por especialistas consiste em oferecer às vítimas a chance de ganhar um novo smartphone, desde que se pague uma taxa simbólica.

Os compradores, nesse caso, são atraídos com a promessa de que terão a chance de obter um iPhone 15 de graça. Para isso, no entanto, devem pagar um valor disfarçado de “processamento” ou “inscrição”. Fique atento ao uso desses termos.

Feito o pagamento, os criminosos somem e a vítima fica sem celular e sem dinheiro. Não dá para confiar nesse tipo de promessa, ainda mais envolvendo um aparelho que mal foi lançado e sequer chegou às lojas oficiais no Brasil.

Dicas para se proteger

A Kaspersky divulgou uma série de medidas para se prevenir e evitar cair no “Golpe do iPhone 15”. Veja:

  • Verifique a fonte: certifique-se de estar lidando com vendedores reais e autorizados.
  • Evite pagamentos adiantados: tenha cuidado com ofertas que exigem pagamentos adiantados para brindes ou produtos em pré-lançamento.
  • Use canais oficiais: confie no site oficial da Apple ou em revendedores autorizados.
  • Verifique as avaliações: antes de fazer qualquer compra on-line, pesquise o vendedor e analise o feedback dos clientes.
  • Habilite a autenticação de dois fatores (2FA): proteja suas contas on-line com 2FA.
  • Mantenha-se informado: sempre se atualize sobre golpes comuns e práticas recomendadas de segurança cibernética.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS