Automobilística
Pneus à prova de furo? o truque que os motoristas desconhecem
Confira como você pode prolongar a vida útil dos seus arcos de borracha de forma simples e eficiente.
Os pneus são partes vitais de um veículo, uma vez que garantem a estabilidade e a mobilidade de toda a estrutura presente. Consequentemente, poder contar com peças de boa qualidade e procedência confere muito mais conforto e segurança na direção.
Porém, será que existe uma maneira de evitar furar esses itens com frequência e, de quebra, economizar na aquisição de produtos novos? De acordo com experts no tema, os furos são comumente ocasionados pelo contato com objetos pontiagudos largados na pista, como pedras, pregos, parafusos e pedaços de vidro.
Logo, esse tipo de item pode causar perfurações na banda de rodagem do pneu e, com isso, causar perda de ar seguida de deformação estrutural, o que pode gerar sérios acidentes. Aqui, vamos entender mais sobre esse tema de tanto interesse para os condutores e aprender como evitar situações adversas.
O que fazer para preservar o seu patrimônio?
Uma das maneiras mais eficientes de fugir da borracharia é sempre estar atento ao trânsito enquanto dirige. Afinal, prestando atenção na via à frente é possível desviar de detritos que podem danificar os pneus do seu automóvel, caminhão ou motocicleta.
Seguidamente, é de suma importância manter as peças devidamente calibradas, seguindo sempre as recomendações do fabricante que podem ser encontradas no manual do veículo. Segundo Rafael Astoli, gerente sênior de serviços técnicos ao cliente da Continental Pneus Américas, pneus com menor quantidade de ar são menos resistentes.
Logo, outro fator que pode contribuir para o rompimento da estrutura é o desgaste da borracha. Mas, por sorte, os referidos equipamentos possuem indicadores que são incorporados aos seus sulcos. Então, tais marcadores podem indicar quando a banda de rodagem chegou nos limites de segurança.
Astoli revela inclusive que uma marca de 1,6 mm é um bom indicativo de que a proteção das rodas precisa ser trocada em caráter imediato para que se evitem problemas como furos ou até mesmo acidentes. Por fim, o alinhamento do carro também afeta essa área em específico, uma vez que um veículo desalinhado gera desgastes anormais.
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