Conecte-se conosco

Automobilística

É o fim da CNH física? Saiba mais sobre o novo RG com número de motorista

Esta é uma dúvida bastante comum entre os motoristas. Saiba aqui se o novo RG serve para substituir a CNH.

Publicado

em

O novo RG agora inclui também o número da habilitação, ou seja, da CNH. Essa mudança foi feita para trazer mais praticidade para o cidadão, contribuindo para unificar uma série de documentos importantes. Antes, o CPF já havia sido anexado pela mesma razão e agora temos essa novidade.

Entretanto, será que essa informação presente na cédula de identidade dispensa o porte da carteira de motorista original? Muitos brasileiros estão com essa dúvida em mente, e a resposta é não! Somente o número impresso no RG não substitui a licença para dirigir, de fato, seja em modelo físico ou digitalizado.

Por que a Carteira Nacional de Habilitação ainda é indispensável?

Segundo o Detran (Departamento Estadual de Trânsito), a CNH possui uma gama de elementos de suma importância para as autoridades de trânsito. Tais itens são necessários em ações de fiscalização, pois contribuem para informar e atestar a veracidade de informações para os órgãos de trânsito.

Dentre os dados mais essenciais, podemos citar a validade do documento e um campo chamado “Observações” no qual se encontram listadas algumas particularidades sobre o motorista, essenciais para que ele possa conduzir um veículo com segurança, como:

  • restrições;
  • atividades como Uber;
  • cursos complementares.

Por isso, todo condutor, independente da categoria na qual está inserido, tem por obrigação estar com a sua habilitação sempre consigo, seja ela na versão impressa ou digital, lembrando que os modelos on-line possuem o mesmo valor dos físicos, segundo a legislação vigente. Vejamos o parecer legal sobre essa questão:

  • Art. 161. É obrigatório o porte da Permissão para Dirigir ou da Carteira Nacional de Habilitação quando o condutor estiver à direção do veículo.
  • § 1º O porte do documento de habilitação será dispensado quando, no momento da fiscalização, for possível ter acesso ao sistema informatizado para verificar se o condutor está habilitado. (Incluído pela Lei nº 14.071, de 2020) (Vigência).

Por fim, quem ainda não possui a CNH Digital, mas deseja obtê-la, pode fazer isso de uma maneira bastante simples e ágil. Uma vez que tudo tenha sido feito, o item ficará armazenado no telefone e funcionará como um aplicativo que guardará as informações. Vejamos como realizar o procedimento:

  1. Acesse a Playstore (dispositivo Android) ou a Apple Store (iOS) e digite no campo de busca “Carteira de Habilitação Digital”;
  2. Seguidamente, baixe o programa;
  3. Depois, faça o Login Único do Gov BR. Caso ainda não tenha, instale o gov.br;
  4. Após ter feito seu login, aponte a sua câmera para o QR Code localizado na parte de trás de sua carteira de motorista e tire uma foto dentro do aplicativo;
  5. Confirme os dados solicitados e caso tudo esteja em ordem o sistema vai gerar a sua documentação on-line.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS