Saúde
Bebida popular, bastante consumida, pode ter ligação com câncer; Você imagina qual seja?
Especialistas estão estudando conhecida bebida para falar sobre a ligação entre ela e o câncer. Saiba mais detalhes agora.
Se você é do tipo de pessoa que ama comer ultraprocessados, as notícias não são nada boas. Isso porque tem a ver com a sua saúde. Um recente estudo publicado na revista Nutrients identificou uma ligação bem preocupante entre a ingestão elevada de fosfato e o risco de câncer.
A pesquisa examinou especificamente as associações entre a incidência de câncer de mama e o consumo aumentado de fosfato na dieta. Geralmente, ultraprocessados, como refrigerantes, chocolates, congelados, salgadinhos e mais, são alimentos que contam com a presença de fosfato.
Foto: Freepik / Reprodução
Resultados apontam situações alarmantes
Os estudos revelaram que quando a ingestão de fosfato estava em níveis mais baixos, entre 800 e 1000 mg, havia uma redução nos riscos de desenvolver câncer. Porém, quando os níveis de ingestão ultrapassavam 1800 mg, os riscos aumentavam significativamente.
E o mais importante é que existe um grandioso vilão neste meio. É importante ficar de olho, já que ele é bastante consumido: os refrigerantes à base de cola. Uma lata desse refrigerante já ultrapassa em três vezes a recomendação diária de ingestão saudável de fosfato.
Para alcançar essas conclusões, os pesquisadores estudaram 3.302 mulheres americanas multiétnicas, com idades entre 42 e 52 anos, que estavam na pré-menopausa.
Cada caso de câncer de mama foi comparado com quatro grupos de controle de idade semelhante. Além disso, a incidência da doença foi analisada em grupos que foram ou não expostos ao alto consumo de fosfato.
O destaque ficou para a exposição a níveis acima de 1800 mg de fosfato por dia, que aumentou consideravelmente o risco relativo de desenvolver câncer de mama em comparação com uma ingestão mais baixa desse mineral.
Os autores da pesquisa enfatizaram a necessidade de conduzir estudos adicionais com grupos de amostras maiores para confirmar esses resultados alarmantes.
Além disso, a elevada ingestão de fosfato também está potencialmente relacionada a outros problemas de saúde, como osteoporose e doença renal crônica. Por isso, se você faz o consumo recorrente de alimentos com altos níveis de fosfato, fique atento.

-
Mundo14 horas atrás
Itália paga até R$ 600 mil para quem for morar em vilarejos; mas há um porém
-
Finanças22 horas atrás
Revolta familiar! Idoso deixa herança para cuidadora e caso vai parar na Justiça
-
Finanças2 dias atrás
8 táticas usadas pelos supermercados para induzir gastos maiores
-
Agronegócio1 dia atrás
5 árvores frutíferas que você deve EVITAR plantar em seu quintal
-
Investimentos2 dias atrás
Antes de comprar uma casa, veja 6 aspectos essenciais que você deve avaliar
-
Empresas2 dias atrás
Banco BS2 compra participação na fintech mineira Paag
-
Finanças2 dias atrás
É isto o que vendedores de carros não te contam sobre financiamento
-
Tecnologia18 horas atrás
Brasil agora tem produção nacional de ‘drones de guerra’