Tecnologia
Site Gov.br agora tem limite de acesso? Entenda melhor essa questão
Governa limita 15 sessões por contribuinte no E-CAC, visando uma melhoria nos acessos para todos os cidadãos que necessitam dos serviços.
A plataforma Gov.br é uma iniciativa do Governo Federal do Brasil que visa disponibilizar uma ampla gama de serviços públicos de forma digital, facilitando o acesso dos cidadãos à emissão de documentos, consulta de informações governamentais, solicitação de benefícios, dentre outros. Isso torna os serviços públicos mais acessíveis e eficientes, promovendo a digitalização e simplificação dos processos burocráticos.
Desafios de acesso à plataforma Gov.br
Problemas de acesso à plataforma Gov.br podem ocorrer devido a várias razões, como sobrecarga nos servidores, manutenções programadas, problemas técnicos ou interrupções na conexão com a internet. Quando os usuários enfrentam dificuldades para acessar a plataforma, é importante verificar se o problema é generalizado ou específico para o seu caso.
Um número elevado de acessos simultâneos também pode sobrecarregar os servidores e a infraestrutura de uma plataforma on-line, levando a problemas de disponibilidade e desempenho. Isso pode resultar em lentidão no carregamento das páginas, dificuldades de acesso ou até mesmo a indisponibilidade temporária da plataforma.
Essa sobrecarga é comum durante picos de demanda, como períodos de inscrições para programas sociais, prazos para declaração de impostos ou eventos importantes.
Medida visa diminuir problemas
Em 25/09/2023, iniciou-se uma limitação no acesso automatizado à plataforma Gov.br, o que afetou o uso de robôs no Centro de Atendimento Virtual (e-CAC) da Receita Federal.
O uso excessivo de automação prejudica o acesso de milhares de cidadãos aos serviços públicos digitais. Isso ocorre porque são realizadas consultas em um curto intervalo de tempo, seja sobre várias pessoas ou várias consultas sobre a mesma pessoa, consumindo recursos computacionais muito acima do esperado para acessos normais.
A medida visa assegurar que todos os cidadãos brasileiros tenham acesso à plataforma, reduzindo problemas de indisponibilidade nos mais de 4 mil serviços oferecidos pelo Governo Federal. Com essa atualização, cada contribuinte que utiliza o Gov.br poderá realizar, no máximo, 15 sessões simultâneas. Isso significa que os usuários que acessam o portal e-CAC de maneira convencional não serão afetados.

-
Tecnologia1 dia atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho19 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Finanças2 dias atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Economia2 dias atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Mundo2 dias atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial
-
Empresas2 dias atrás
Log-In lucra R$ 26,5 mi no 1TRI25, alta de 219%
-
Tecnologia2 dias atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking