Conecte-se conosco

Saúde

Será o outubro mais quente do Brasil? Onda de calor intensa a caminho

Temperaturas acima da média serão registradas neste mês, segundo especialistas.

Publicado

em

A recente onda de calor intenso que assolou o país nos últimos dias pode se intensificar ainda mais no mês de outubro. Segundo dados da Climatempo e da Metsul, a expectativa é de que os termômetros apresentem marcas extremamente preocupantes neste período.

As altas temperaturas seriam resultado da atuação de sistemas de alta pressão atmosférica, que acabariam causando uma elevação do calor que já costuma ser normalmente alto em nosso país. Além disso, a presença do El Niño, o conhecido fenômeno climático, ajudaria a aquecer ainda mais o ar em território brasileiro.

O que esperar das temperaturas?

Segundo as informações atualizadas, a sensação térmica em outubro ficará bem acima do que é normalmente registrado neste mês. Estima-se que os medidores poderão registrar de 2°C a 3°C a mais do que as médias normais, principalmente em estados como Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Rio, Mato Grosso e parte de São Paulo.

Enquanto isso, na maioria da região que abrange o litoral nordestino e em todo o Sul brasileiro, as temperaturas ficarão até 1°C mais elevadas do que o normal. Consequentemente, a distribuição pluviométrica (de chuvas) em cada região irá variar muito, mas no geral, o Sul sentirá os maiores efeitos do recente fenômeno. Vejamos:

Região Sul

Essa localidade sofrerá com chuvas provocadas por frentes frias, calor extremo e áreas de baixa pressão. Inclusive, pode haver ciclones extratropicais e no Rio Grande do Sul e em áreas de Santa Catarina deve chover acima da média prevista.

Região Norte

O El Niño impactará fortemente o norte do país, que terá menos chuva durante o período do verão. No estado de Roraima, entretanto, deve chover abaixo do índice normalmente registrado, seguido pelo leste e nordeste do Amazonas e quase todo o Pará.

Região Sudeste

Da mesma forma que ocorrerá em outros lugares, no sudeste as chuvas serão igualmente provocadas pelo calor excessivo.

Haverá temporais de curta duração situados em pequenas áreas, e não há previsão de tempestades generalizadas. Na área do norte do Rio e nos estados do Espírito Santo e Minas Gerais, haverá índices abaixo da média.

Região Centro-Oeste

Estão previstas chuvas irregulares e temperaturas altas, mas diversas áreas nesta região podem passar dias seguidos sem ver uma gota de água sequer. Em todo o território de Goiás, o Distrito Federal e em quase toda a extensão do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, choverá abaixo do que é esperado.

Região Nordeste

O nordeste brasileiro constantemente sofre com secas e pouca densidade pluviométrica, de modo que outubro deve ser um mês bastante seco. Como já é de costume, não terá muita chuva no Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, mas isso estará dentro da normalidade mensal.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS