Bancos
Seu app bancário está seguro? Golpistas estão de olho no acesso remoto
O Nubank teve aumentos significativos de reclamação, por isso o Idec deu início a testes para avaliar os níveis de segurança de outras instituições financeiras.
O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, conhecido como Idec, divulgou um relatório abordando o golpe do acesso remoto, onde os criminosos conseguem acesso total ao banco da vítima.
Durante um período de 6 meses, o Idec conduziu testes para avaliar a eficácia das medidas de segurança em instituições financeiras.
Embora a tecnologia de segurança esteja disponível, o relatório revela que nem todas as instituições a estão utilizando.
Os testes foram realizados com voluntários que não tinham conhecimento prévio sobre o programa de acesso remoto, visando determinar se indivíduos sem experiência conseguiriam acessar os apps ou não.
O coordenador jurídico do Idec, Christian Printes, afirmou que realizaram os testes com pessoas sem conhecimento ao programa de acesso remoto. A ideia justamente saber se pessoas leigas conseguiriam acessar os aplicativos dos bancos ou se eles barrariam.
Entenda como acontece o golpe do acesso remoto
Um criminoso entra em contato com a vítima, como se fosse um agente bancário. E isso acontece por meio de diferentes canais, como WhatsApp, SMS, e-mail ou chamada telefônica.
O golpista fornece informações pessoais da vítima para ganhar sua confiança e conduz uma conversa técnica e educada para persuadir a vítima.
O falso atendente alega haver um problema com a conta da vítima e solicita que ela baixe um aplicativo em seu celular.
Após a instalação do aplicativo, o qual é um programa de acesso remoto, o golpista orienta a vítima a abrir o aplicativo bancário e, quando a senha é inserida, o criminoso assume o controle do dispositivo, realizando transferências, empréstimos, compras e outras transações.
O relatório contendo os resultados dos testes de segurança foi enviado a todas as instituições financeiras testadas, e algumas delas responderam destacando o uso de outras medidas de segurança eficazes.
Embora o relatório não garanta a recuperação do dinheiro para as vítimas de golpes, ele pode servir como um instrumento importante. Isso porque traz informações detalhadas sobre como os bancos podem ser responsabilizados caso optem por não bloquear o acesso remoto aos seus aplicativos.

-
Tecnologia2 dias atrás
O que acontece se você deixar seu Android desligado por 3 dias?
-
Tecnologia2 dias atrás
Usar celular sem capinha é a nova tendência entre usuários
-
Finanças1 dia atrás
O que acontece se você não pagar o condomínio? Veja riscos e consequências
-
Curiosidades2 dias atrás
Afinal, para quem vai a herança do papa Francisco?
-
Tecnologia2 dias atrás
Ser educado com o ChatGPT custa mais do que você imagina, diz CEO da OpenAI
-
Bancos2 dias atrás
60 agências de banco famoso serão fechadas até o fim do ano
-
Criptomoedas1 dia atrás
1ª lei de criptomoedas dos EUA é aprovada; veja detalhes
-
Empresas1 dia atrás
Méliuz pretende investir R$ 150 mi para ampliar exposição em Bitcoin