Conecte-se conosco

Automobilística

Será que a cor de um veículo afeta no seu gasto de combustível?

Pesquisadores realizaram alguns testes para tirar essa dúvida e resposta pode te surpreender.

Publicado

em

Devido aos preços bastante elevados que estão sendo cobrados por alguns veículos, é comum que os clientes busquem se informar sobre os mínimos detalhes que alteram o desempenho dos automóveis antes de efetivamente fazerem uma compra.

Assim, diversos detalhes são considerados, como a pressão dos pneus e até mesmo a maneira como o acelerador funciona. Seja como for, uma questão bastante polêmica tornou-se motivo de discussão na internet recentemente.

Afinal, será que a cor do carro pode influenciar na quantidade de combustível que ele consome? Muitas pessoas acreditam que uma coisa não tem nada a ver com a outra, enquanto outras afirmam que sim, há interferência. Hoje, nós descobriremos a resposta para essa pergunta tão intrigante.

Cor afeta no uso da gasolina ou do etanol?

A resposta pegará muita gente de surpresa, mas, por incrível que pareça, sim, a tintura usada na lataria de um item automotivo influencia nos gastos de combustível. Entretanto, essa interferência ocorre de maneira indireta, pois o impacto principal acontece na temperatura da parte interior do carro.

Uma pesquisa realizada pelo Berkeley Lab, na Califórnia (EUA), comprovou esse efeito. Os pesquisadores utilizaram dois Honda Civic idênticos e os deixaram no sol por um determinado período. A única diferença entre ambos era a cor.

Após uma hora de exposição, os modelos cinza e prata foram avaliados, e uma incrível descoberta foi feita: o interior do veículo prata estava menos quente e apresentava uma temperatura de 5 ºC a 6 °C menor em relação ao modelo mais escuro.

Desse modo, os acadêmicos concluíram que cores mais claras têm a capacidade de refletir até 60% dos raios do sol, enquanto as mais escuras refletem somente 5% do calor emitido pela estrela. Portanto, graças a essa diferença, podemos afirmar que os modelos com pintura escura usam mais ar-condicionado, gastando, assim, mais gasolina.

Por fim, o Civic prateado apresentou uma necessidade 13% menor de acionar o sistema de climatização, o que refletiu diretamente na economia de combustível. Vale lembrar que a diminuição da utilização desse aparelho também contribui para a preservação do meio ambiente, uma vez que essa ação reduz a emissão de poluentes na atmosfera terrestre.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS