Economia
Aposentadoria especial: o que é e como funciona?
O benefício é concedido a trabalhadores que se dedicam a atividades capazes de causar danos para a saúde.
O tipo mais comum de aposentadoria é a concedida por idade. No entanto, existem outros tipos, como a obtida por invalidez ou também por tempo de contribuição. Hoje, conheceremos um modelo amplamente desconhecido pela maior parte da população brasileira, a aposentadoria especial.
Esse benefício possui um tempo de contribuição geralmente reduzido, mas tudo depende de alguns fatores importantes. O principal é que o cidadão precisa ter atuado em trabalhos nocivos para a saúde, de forma habitual e permanente, ao longo de sua vida.
Frequentemente, a atividade desenvolvida pelo indivíduo pode ter um enquadramento variado, e quem irá avaliá-la é o profissional da Perícia Médica Federal. Assim, por meio do relatório emitido por ele, será definido se o tempo de contribuição do segurado será reduzido e se o benefício pode ser concedido.
Por exemplo, o manuseio de componentes químicos perigosos pode se enquadrar na situação citada acima. Os documentos necessários para dar entrada ao pedido devem ser anexados no app Meu INSS pelo requerente. Será necessário apresentar RG, CPF, carnês de contribuição, carteira de trabalho, comprovante de residência e PPP.
Do que se trata o PPP?
A sigla pode parecer curiosa, mas o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) é a chave para obter a aposentadoria especial. Afinal, sem a presença dele, não será possível avaliar se as condições do trabalho realizado pelo interessado conferem o direito de obter o benefício.
Essa documentação apresenta todos os registros da relação entre o trabalhador e a empresa, além dos dados administrativos pertinentes à sua contratação. Nela, são anotados os detalhes sobre o ambiente de trabalho, seu nível de periculosidade, além de informações sobre a segurança oferecida pela parte empregadora.
Logo, todos os que atuaram por períodos de 15, 20 ou 25 anos em serviços do tipo podem solicitar essa aposentadoria. Inicialmente, o cidadão deve dar entrada no pedido de aposentadoria por tempo de contribuição, e, durante a análise, os agentes da previdência avaliarão se o caso se enquadra ou não em uma situação diferenciada.

-
Tecnologia2 dias atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Tecnologia1 dia atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Tecnologia2 dias atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Carreira1 dia atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia1 dia atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Política1 dia atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?
-
Automobilística21 horas atrás
O que mudou nas leis para películas de carro? Entenda as exigências