Bancos
Seu banco fecha no feriado? E aquela conta pendente? Descubra o que fazer
Confira a dinâmica dos bancos nos feriados para se planejar da melhor forma possível.
Mais um feriado se aproxima, e com ele surge uma antiga e popular questão entre a população: afinal, os bancos fecham? E, se fecham, o que acontece caso eu tenha atrasado o pagamento de alguma conta em virtude da data comemorativa?
Agora, estando às vésperas do dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, comemorado no dia 12 de outubro, a pergunta volta a circular. Se você é mais um dos que vivem em dúvidas sobre o que acontece nas agências nessas datas, fique tranquilo, separamos tudo o que você precisa saber para levar a sua vida financeira com sossego e relaxar.
O que acontece com os bancos no feriado?
Inicialmente, sim, os bancos realmente fecham nos feriados, sejam eles instituições públicas ou privadas. No entanto, conforme a Federação Nacional dos Bancos, a Febraban, os clientes poderão usar os canais remotos e digitais dos bancos, como aplicativos e sites, normalmente, fazendo o pagamento de contas e transferências.
Mas, em alguns casos, pode ser que a pessoa não consiga usar os canais digitais, como aquelas que não possuem computadores ou smartphones, por exemplo.
Nesses casos, as contas com vencimento marcado para o dia do feriado não causarão nenhum tipo de problema, já que o pagamento será aceito, normalmente, no dia útil após a festividade.
As contas mais comuns, aquelas de consumo, como energia, água, telefone e afins, bem como os carnês que tiverem o vencimento anotado para este dia 12, poderão ser pagos, sem qualquer tipo de encargo, na sexta-feira (13), dia útil seguinte ao feriado em questão.
Agora, é preciso ficar atento, já que as contas com vencimento agendado para a emenda do feriado — já que muitos profissionais prolongam a folga — deverão ser pagas na data, já que essa é considerada dia útil comum no calendário oficial.
Então, planeje-se para o pagamento das contas que vencem no feriado, seja fazendo-o pelos dispositivos e atendimento remoto ou indo até a agência no dia subsequente e pagando sem qualquer tipo de juros ou ônus para o seu bolso.

-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Agronegócio1 dia atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Tecnologia1 dia atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Carreira15 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Investimentos1 dia atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Tecnologia1 dia atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Tecnologia10 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças1 dia atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?