Conecte-se conosco

Economia

Pix poderá ser usado para pagar contas de luz, telefone e água

Além das despesas fixas, os impostos devidos para a União poderão ser pagos pelo Pix.

Publicado

em

Pix

O Pix, novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central do Brasil (BC), será lançado em 16 de novembro. Já na estreia, as contas de água, energia e telefone poderão ser pagas usando o recurso, afirmou o chefe de subunidade do BC e um dos profissionais à frente do Pix, Breno Lobo. O relato foi feito durante um evento realizado nesta segunda-feira, 26 de outubro, pela Informa Markets.

Na mesma cerimônia, Lobo informou que o pagamento de impostos para a União também poderá ser efetivado pelo Pix em novembro. A princípio, serão apenas as Guias de Recolhimento da União (GRUs), mas já há rumores de diálogos com a Receita Federal e secretarias da Fazenda nos estados para aceitarem o novo recurso. 

É importante destacar que a parceria entre a instituição financeira e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para que o Pix pudesse ser empregue nos pagamentos das contas de luz já havia sido divulgada. Ainda de acordo com Lobo, algumas distribuidoras de água e energia, além de companhias de telefonia, farão parte do Pix também em novembro, “tanto para o pagamento de faturas como para a recarga de celulares pré-pagos”. 

Não são todas as empresas que integrarão o Pix, mas, segundo o representante do BC, há a previsão de que em médio prazo o sistema seja obrigatoriamente aceito como modalidade de pagamentos. 

O recurso possibilitará fazer pagamentos e transferências durante as 24 horas do dia e nos sete dias da semana, inclusive nos finais de semana e feriados, em questão de segundos. 

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS