Mercado de Trabalho
Outubro Rosa: Conheça os direitos de quem está em tratamento.
Entenda quais são os direitos dos funcionários em tratamento de câncer e o que é permitido ou não aos empregadores.
Outubro começou, e com ele chega também a campanha do Outubro Rosa, que visa aumentar a conscientização e trazer luz para a prevenção e tratamento do câncer de mama.
Atualmente, estima-se que 704 mil novos casos de câncer aparecerão no Brasil entre 2023 e 2025, sendo que a maior incidência é de câncer de mama feminino.
Conforme os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), pode-se esperar cerca de 71 mil novos casos da doença, o que traz questões sobre a vida profissional e pessoal dessas mulheres que serão afetadas.
Afinal, o tratamento requer a suspensão de certas atividades, visando ao foco na recuperação da saúde.
Com isso, muitas pessoas se questionam quais são os direitos das trabalhadoras nesses casos, situações tão delicadas que exigem empatia e cuidado por parte de todos os envolvidos.
Pensando nisso, resolvemos trazer os direitos das profissionais que se encontram em tal cenário.
Direitos das trabalhadoras com câncer de mama
Inicialmente, cabe ressaltar que a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) aborda o tema, garantindo a ausência por 3 dias de profissionais com câncer, sem qualquer redução no salário, dentro de 12 meses de trabalho, para serem feitos exames preventivos da doença, caso o diagnóstico seja comprovado.
Além disso, em casos de doenças graves, como acontece com o câncer, o trabalhador formal tem direito de sacar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), bem como o PIS/Pasep, a depender da profissão.
Por fim, mas de modo algum menos importante, as trabalhadoras devidamente diagnosticadas com câncer de mama, ou qualquer outra enfermidade temporariamente incapacitante, podem receber o auxílio-doença, benefício fornecido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Nos casos mais severos, em que a condição cause a incapacidade permanente de exercer funções laborais, é possível recorrer à aposentadoria por invalidez.
Então, neste Outubro Rosa, seja você trabalhadora ou empregadora, atue para aumentar a prevenção e conscientização sobre o câncer de mama, agora com a consciência de todos os direitos trabalhistas e previdenciários referentes a essa situação.

-
Mundo14 horas atrás
Itália paga até R$ 600 mil para quem for morar em vilarejos; mas há um porém
-
Finanças22 horas atrás
Revolta familiar! Idoso deixa herança para cuidadora e caso vai parar na Justiça
-
Finanças2 dias atrás
8 táticas usadas pelos supermercados para induzir gastos maiores
-
Agronegócio1 dia atrás
5 árvores frutíferas que você deve EVITAR plantar em seu quintal
-
Investimentos2 dias atrás
Antes de comprar uma casa, veja 6 aspectos essenciais que você deve avaliar
-
Empresas2 dias atrás
Banco BS2 compra participação na fintech mineira Paag
-
Finanças2 dias atrás
É isto o que vendedores de carros não te contam sobre financiamento
-
Tecnologia18 horas atrás
Brasil agora tem produção nacional de ‘drones de guerra’