Conecte-se conosco

Saúde

Bebida popular, bastante consumida, pode ter ligação com câncer; Você imagina qual seja?

Especialistas estão estudando conhecida bebida para falar sobre a ligação entre ela e o câncer. Saiba mais detalhes agora.

Publicado

em

Se você é do tipo de pessoa que ama comer ultraprocessados, as notícias não são nada boas. Isso porque tem a ver com a sua saúde. Um recente estudo publicado na revista Nutrients identificou uma ligação bem preocupante entre a ingestão elevada de fosfato e o risco de câncer.

A pesquisa examinou especificamente as associações entre a incidência de câncer de mama e o consumo aumentado de fosfato na dieta. Geralmente, ultraprocessados, como refrigerantes, chocolates, congelados, salgadinhos e mais, são alimentos que contam com a presença de fosfato.

Foto: Freepik / Reprodução

Resultados apontam situações alarmantes

Os estudos revelaram que quando a ingestão de fosfato estava em níveis mais baixos, entre 800 e 1000 mg, havia uma redução nos riscos de desenvolver câncer. Porém, quando os níveis de ingestão ultrapassavam 1800 mg, os riscos aumentavam significativamente.

E o mais importante é que existe um grandioso vilão neste meio. É importante ficar de olho, já que ele é bastante consumido: os refrigerantes à base de cola. Uma lata desse refrigerante já ultrapassa em três vezes a recomendação diária de ingestão saudável de fosfato.

Para alcançar essas conclusões, os pesquisadores estudaram 3.302 mulheres americanas multiétnicas, com idades entre 42 e 52 anos, que estavam na pré-menopausa.

Cada caso de câncer de mama foi comparado com quatro grupos de controle de idade semelhante. Além disso, a incidência da doença foi analisada em grupos que foram ou não expostos ao alto consumo de fosfato.

O destaque ficou para a exposição a níveis acima de 1800 mg de fosfato por dia, que aumentou consideravelmente o risco relativo de desenvolver câncer de mama em comparação com uma ingestão mais baixa desse mineral.

Os autores da pesquisa enfatizaram a necessidade de conduzir estudos adicionais com grupos de amostras maiores para confirmar esses resultados alarmantes.

Além disso, a elevada ingestão de fosfato também está potencialmente relacionada a outros problemas de saúde, como osteoporose e doença renal crônica. Por isso, se você faz o consumo recorrente de alimentos com altos níveis de fosfato, fique atento.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS