Economia
Aviso: O INSS não cobra por seus serviços.
Órgão afirma que não realiza cobranças desta natureza e alerta para a existência de fraudes envolvendo seu nome.
Com o advento da era digital, diversos serviços migraram para o ambiente on-line, incluindo muitos de caráter governamental.
Desse modo, infelizmente, pessoas mal-intencionadas se aproveitam da situação para aplicar golpes e roubar dinheiro e informações de cidadãos incautos.
Os idosos talvez sejam o grupo mais visado por esses bandidos, por conta de seu baixo entendimento sobre novas tecnologias e fácil convencimento.
Logo, não é incomum vermos notícias circulando na grande mídia sobre aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que foram lesados em crimes desta natureza.
Por conta disso, o órgão citado constantemente emite avisos afirmando que não faz cobranças pelos seus serviços e muito menos pede a confirmação de informações importantes via telefone.
Portanto, o segurado não precisa de intermediários para acessar as funcionalidades da plataforma on-line disponibilizada ou fazer requerimentos.
Para toda regra há uma exceção
Uma das poucas exceções a essa regra recai sobre alguns casos específicos, por exemplo, quando um beneficiário quer contestar o valor que recebe e para tal contrata os serviços de um advogado.
Logo, por conta disso, é possível que o profissional precise ter um acesso mais direto aos dados do cliente para fins processuais.
Outra situação é quando o idoso não possui um bom domínio tecnológico e pede para um familiar mexer no sistema para ele, lembrando que tal coisa só deve ser pedida a pessoas de total confiança, uma vez que informações vitais serão acessadas.
Portanto, jamais se deve fornecer a senha do cartão ou cópias de comentários para estranhos e fotos para estranhos. Afinal, muitas vezes indivíduos que parecem bem-intencionados, nada mais são que golpistas buscando uma nova vítima.
Por fim, queixas sobre a interferência de intermediários não autorizados podem ser registradas na própria ouvidoria do INSS, disponível através do telefone da Central 135.
Além disso, situações mais graves que envolvam coação violenta e ameaça devem ser imediatamente comunicadas para a polícia.

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