MEI
MEI, não seja a próxima vítima! Fique de olho nessa ameaça crescente
Conheça algumas das fraudes mais comuns e como se proteger.
O Portal do Empreendedor é a plataforma on-line pela qual um Microempreendedor Individual (MEI) pode obter informações sobre pendências referentes às obrigações fiscais de sua categoria.
Lembre-se de que as cobranças de serviços privados, como inscrições, alterações cadastrais ou encerramentos, só podem ser realizadas a partir da demanda do próprio indivíduo interessado, nunca de terceiros. Assim, é importante salientar que o Portal não envia qualquer mensagem que exija algum tipo de pagamento. O documento destinado a quitar a contribuição mensal, também conhecido como “Guia DAS”, deve ser emitido apenas pelo site do Governo Federal.
Como evitar cair em golpes?
O primeiro passo é seguir a orientação dada acima, nunca realizando pagamentos de boletos recebidos através do WhatsApp ou e-mail sem antes verificar a procedência do mesmo. Em seguida, o cidadão nunca deve clicar em links desconhecidos enviados por remetentes suspeitos ou desconhecidos.
A questão dos dados pessoais é de grande importância. Informações desse tipo não devem ser fornecidas em resposta a ligações ou contatos via e-mail. Nas redes sociais, os cuidados devem ser mantidos. Nunca devemos compartilhar nada sem antes verificar a veracidade da informação e, igualmente, devemos evitar a exposição.
Agora, caso um MEI receba alguma fatura cobrando por qualquer tipo de serviço, é importante saber como proceder. De acordo com especialistas, se o boleto for de uma associação à qual o indivíduo não pertence, ele não deve ser pago.
Aliás, estar inscrito como microempreendedor individual não vincula ninguém a sindicatos ou demais organizações representativas. Por isso, muita atenção a esse fato. Se o pagamento já tiver sido feito, a parte lesada deve registrar um boletim de ocorrência junto às autoridades responsáveis. Isso pode ser feito inclusive on-line.
Muitas pessoas não sabem, mas, enquanto consumidores, essa categoria está plenamente amparada pelo Código de Defesa do Consumidor, e todos que fazem parte dela podem recorrer à lei caso se sintam lesados de alguma forma. Uma outra forma de proteção é comunicar o ocorrido na página da Secretaria Nacional do Consumidor.
Por fim, existem várias dúvidas sobre a DASN-SIMEI, a declaração de faturamento mais conhecida que um MEI deve manter em dia. O poder público informa que a quitação desse débito deve ser feita exclusivamente pela internet, na plataforma do Simples Nacional.

-
Agronegócio2 dias atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Tecnologia2 dias atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Investimentos2 dias atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Tecnologia2 dias atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Carreira1 dia atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia21 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças2 dias atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?
-
Política24 horas atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei