Conecte-se conosco

Curiosidades

Tom e Jerry: risadas, perseguições e… um final chocante?

Primeira versão do desenho teve um episódio triste que indicou o possível fim dos personagens. Até hoje, este é considerado, por muitos, o grande final.

Publicado

em

O desenho animado Tom e Jerry é um dos mais famosos do mundo. Ele pode até não ser uma unanimidade, mas, com certeza, é conhecido pela grande maioria das pessoas, afinal, estamos falando de uma das produções mais duradouras de todos os tempos.

Criado por William Hanna e Joseph Barbera, o desenho percorreu o mundo e ainda rendeu uma série de produtos derivados, como curtas-metragens, filmes e vários objetos estampados com a imagem dos personagens.

A primeira vez que Tom e Jerry foi apresentado ao público foi em 1940. A produção pertencia, no início, ao estúdio de animação Metro-Goldwyn-Mayer (MGM) e ficou no ar até 1958, com a sua primeira versão.

Em 1956, no entanto, foi ao ar aquele que é considerado pelos grandes fãs como o último episódio do desenho, chamado “Blue Cats Blues“. Com uma história melancólica e macabra, o capítulo é visto como o desfecho da convivência nada tranquila entre Tom e Jerry.

O que aconteceu no final de Tom e Jerry?

O episódio possui uma característica importante: ele é narrado, pela primeira vez na história, pelo ratinho Jerry, que relata o que aconteceu para deixar Tom triste, sentado em um trilho de trem.

Ele revela que Tom havia se apaixonado perdidamente por uma linda gata branca, que também parecia gostar dele. O personagem fez de tudo pela amada, deu presentes, mimos, fez tudo o que ela queria, mas o final não foi nada do que ele esperava.

A tal gata decidiu abandoná-lo e ficar com Blutch, um gato rico que conseguia oferecer coisas melhores a ela. Tom ficou desesperado e cogitou desistir de tudo, inclusive de perseguir o rival Jerry.

Frustrados

O ratinho até tentou reanimar Tom e despertá-lo novamente para a vida, mas não conseguiu. As imagens seguintes dão a entender que o gato preferiu seguir em direção ao trilho de trem e tirar a própria vida.

Ao final, uma revelação surpreendente: Jerry decide se juntar ele, depois de descobrir que sua amada, assim com a gata de Tom, também decidiu abandoná-lo para se casar com outro rato. Os dois protagonistas estavam na mesma situação.

O episódio termina, enfim, com Tom e Jerry sentados no trilho, com o barulho do trem se aproximando e dando a entender que os dois morreriam atropelados.

Episódio seguinte

Apesar desse possível final, o desenho retornou depois com um novo episódio, chamado “Tot Watchers“, no qual os protagonistas se envolvem em aventuras e confusões com uma criança.

Esse episódio foi ao ar em 1958 e é considerado, oficialmente, o último episódio da primeira versão do desenho. Apesar disso, os fãs mais atentos ainda consideram “Blue Cat Blues” o verdadeiro desfecho da história.

A franquia, claro, foi relançada várias vezes depois, com novos episódios, histórias, releituras e o melhor: com Tom e Jerry vivíssimos. Mas o final da primeira versão segue vivo na memória de quem acompanha as disputas entre os dois.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS