Conecte-se conosco

Curiosidades

O que realmente aconteceu no Caverna do Dragão? Eles estavam mortos ou não? O final que todos queriam saber finalmente revelado

Um dos desenhos animados de maior sucesso no Brasil chegou ao fim sem definir, oficialmente, o que acontece, de fato, com o grupo de jovens.

Publicado

em

caverna-do-dragao-quadrinho1-e1670962957138

Entre os desenhos animados que mais fizeram sucesso no Brasil e que marcaram gerações, com certeza, a Caverna do Dragão é um deles. Repleto de especulações e teorias, o desenho rende mistérios até hoje.

O mais curioso da animação é que ela teve uma vida curta. A Caverna do Dragão estreou em 1983 e durou somente até 1985, com um total de 27 episódios que foram divididos em três temporadas.

Parece algo pequeno, e é mesmo, mas a julgar pelo sucesso atingido e a maneira como, ainda hoje, os fãs do desenho tentam desvendar o final da história, estamos diante de algo grande e significativo.

O enredo

A Caverna do Dragão conta a história de um grupo de jovens aventureiros que, durante um passeio de montanha-russa, é levado para um mundo mágico e recheado de perigos.

Nesse novo universo, cada um dos seis personagens recebe uma característica e um poder específico. Com isso, o roteiro se desenvolve entre disputas e tentativas de voltar para casa lutando contra criaturas e seres malignos.

O final do desenho, porém, acontece de forma abrupta, sem deixar totalmente claro o desfecho da história. Até hoje, existe uma série de teorias sobre o que aconteceu de fato. Nas linhas abaixo, vamos desvendar esse segredo e revelar o verdadeiro final. Acompanhe!

Caverna do Dragão: O que aconteceu no fim?

A última temporada do desenho termina com o episódio chamado “The Winds of Darkness” (“Os ventos da Escuridão”). Existia, porém, mais um episódio, já roteirizado, que deveria ter ido ao ar, mas não foi. Ele se chamava “Requiem”.

Um dos principais roteiristas da Caverna do Dragão, Michael Reaves, revelou essa novidade em seu site oficial. Ele publicou o roteiro do último episódio e, só assim, foi possível responder a uma série de perguntas feitas pelos fãs.

A primeira resposta que desbanca uma teoria criada e alimentada ao longo dos anos é que os personagens não estavam mortos desde o início, tampouco presos numa espécie de purgatório.

Realidade: aposta!

O roteiro de “Requiem” revela, na verdade, que os personagens se deslocam para uma aventura final, mas, no meio do caminho, são enganados pelo Vingador, que havia feito uma aposta com o Mestre dos Magos.

O vilão disse que tentaria desvirtuar os jovens, enquanto o Mestre dos Magos recusaria ajudá-los. Caso os personagens resistissem e, mesmo assim, seguissem fiéis ao mestre, o Vingador se encarregaria de levá-los para casa.

O que acontece é que os jovens, ao perceberem a falta de ajuda, começam a duvidar do Mestre dos Magos, e isso gera uma discordância no grupo. Para completar, o Vingador chega a dizer que o verdadeiro vilão, responsável por impedir que eles voltem para casa, é o “antigo” aliado.

Apesar da pressão, o mestre continua acreditando que os jovens seguirão leais aos ensinamentos dele, e é isso o que acontece. No final, eles optam por ignorar a armação e seguem com a crença naquele que sempre os ajudou.

Segredo revelado

Um dos grandes “plot twists” da história é descobrir, durante a luta com o Vingador, que ele, na verdade, é filho do Mestre dos Magos, mas que se perdeu por acompanhar os ensinamentos de um outro mestre, só que do mal.

Ao final, os heróis da Caverna do Dragão são contemplados com uma escolha: voltar para casa ou permanecer no mundo mágico. O desfecho da história fica envolto nessa ambiguidade, sem definir ao certo o que eles decidiram.

Dois fãs do desenho, Ryan Nead e Marshall Hubbard, criaram em 2020 um versão alternativa do último episódio, dando um final para a história. Na versão deles, os personagens escolhem voltar para casa, sendo que Presto, conhecido como o mago, é o único que decide ficar no mundo mágico.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS