Tecnologia
Amor ou armadilha? ChatGPT por trás de perfis falsos em sites de namoro
Golpe romântico com o auxílio de IA chama a atenção de especialistas. Fique esperto!
De acordo com pesquisadores da famosa fornecedora de antivírus Avast, há uma nova ferramenta que está criando perfis falsos em diversos sites de relacionamentos. O objetivo disso é enganar pessoas e subtrair ilegalmente informações e até mesmo dinheiro das vítimas.
Para piorar ainda mais a situação, tal item ainda foi combinado com a tecnologia do ChatGPT para produzir conversas mais realistas, que só são possíveis graças à inteligência artificial. Por isso, os profissionais apelidaram esse recurso de “LoveGPT”.
Estima-se que o programa tenha mais de uma década de existência, mas foi incrementado com os recursos da OpenAI há somente alguns meses. Essa integração aumentou o potencial desse mecanismo digital, deixando suas interações assustadoramente realistas.
Entendendo mais sobre o tema
O LoveGPT pode conversar sobre seus filmes favoritos, compartilhar memórias fictícias e até mesmo demonstrar preocupação e empatia pelos seus problemas, como uma pessoa de verdade faria.
Assim, a ferramenta não imita apenas as conversas humanas, como também é capaz de desenvolver conexões e despertar paixões verdadeiras.
Consequentemente, até mesmo os usuários mais atentos podem ser enganados. A adaptabilidade desse recurso é simplesmente assustadora, mas é justamente esse fator que se revela como a característica mais traiçoeira da IA amorosa. Veja os sites comumente utilizados para lesar internautas:
- Likeyou.vn
- Ashley Madison
- Badoo
- Bumble
- Craigslist
- DuyenSo
- Facebook Dating
- MeetMe
- OkCupid
- Plenty of Fish (POF)
- Tagged
- Tinder
- Zoosk
A Avast relembra que a tecnologia e o mundo on-line estão em constante mudança. Portanto, precisamos nos atualizar sempre. Conforme ferramentas como esse “ChatGPT do amor” ficam mais avançadas, a linha entre ilusão e mundo real se torna ainda mais tênue.
Consequentemente, mais do que nunca é preciso se prevenir e jamais compartilhar dados pessoais com estranhos que você conheceu pela internet. Além disso, nunca marque encontros em locais ermos e afastados, optando sempre por lugares públicos e com grande movimentação de pessoas.
Por fim, também existem alguns filtros e proteções que podem ser instaladas no computador ou celular, de modo a impedir a subtração ilegal de informações ou outras invasões. Inclusive, os experts alertam para os riscos de clicar em links desconhecidos, mesmo que sejam enviados por amigos, pois eles podem conter vírus.

-
Tecnologia17 horas atrás
Descubra o horário ideal do dia para desligar o celular, segundo Bill Gates
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?
-
Tecnologia1 dia atrás
Robôs, IA e biotecnologia: estudo revela as empresas mais inovadoras da agricultura
-
Automobilística2 dias atrás
O que mudou nas leis para películas de carro? Entenda as exigências
-
Política1 dia atrás
PEC das Guardas Municipais avança e pode ser votada esta semana
-
Mundo1 dia atrás
Colômbia pede adesão ao banco dos Brics e sinaliza afastamento dos EUA
-
Mundo1 dia atrás
Trump propõe uso de carvão para alimentar data centers de IA
-
Tecnologia1 dia atrás
Sam Altman projeta um futuro em que o ChatGPT lembrará “toda a sua vida”