Conecte-se conosco

Automobilística

Táxis que voam? Esse 'sonho' deve se tornar realidade ainda este ano; Saiba onde

Fabricante EHang iniciará a operação de veículos voadores ainda em 2023. Eles serão utilizados no transporte de passageiros

Publicado

em

Sempre que se fala em futuro e nas tecnologias que estarão presentes nas próximas décadas, é comum imaginarmos a presença de carros voadores. O que parecia algo distante, no entanto, pode estar mais perto do que se imagina.

A EHang, fabricante chinesa de táxis aéreos, anunciou que lançará em breve seus primeiros eVTOLs, ou seja, veículos elétricos de pouso e decolagem vertical. A previsão é que eles sejam entregues ainda este ano.

O modelo mais conhecido, produzido pela empresa e denominado EH216-S, já possui certificação do governo da China para operar no país. No caso dos eVTOLs, sabe-se que eles ainda necessitam de outras duas licenças para serem comercializados.

Monitoramento

Quando isso começar, uma das funções da EHang será monitorar os voos desses carros voadores. Inicialmente, a operação será voltada para garantir a segurança e integração das estruturas comerciais na China.

Se tudo caminhar conforme o planejado e as licenças forem concedidas, a expectativa é de que, até o final deste ano, teremos a chance de ver pelo menos o início dos testes de carros voadores transportando pessoas por aí.

O primeiro voo autônomo do EH216-S da EHang ocorreu no início de 2023, como uma demonstração, quando dois passageiros voaram pelo Japão. O teste foi realizado na província de Oita. As pessoas que estavam na praia de Tanoura tiveram a oportunidade de presenciar o feito.

Previsões para o Brasil

No caso do Brasil, a possibilidade de que esse tipo de coisa ocorra está toda voltada para a Eve Air Mobility, empresa fabricante de aeronaves controlada pela Embraer. Em julho deste ano, a companhia revelou que o primeiro carro voador “made in Brazil” será fabricado em Taubaté (SP).

É bom ficar de olho para ver como a empresa brasileira corresponderá às expectativas. Já se sabe, por exemplo, que o eVTOL da Eve tem autonomia de 100 quilômetros e faz pouco barulho.

No Brasil, a aplicação inicial também será voltada para o transporte de passageiros, como táxis ou veículos de aplicativo. Os testes comerciais devem começar a partir de 2024 e a operação em 2026.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS