Automobilística
Táxis que voam? Esse 'sonho' deve se tornar realidade ainda este ano; Saiba onde
Fabricante EHang iniciará a operação de veículos voadores ainda em 2023. Eles serão utilizados no transporte de passageiros
Sempre que se fala em futuro e nas tecnologias que estarão presentes nas próximas décadas, é comum imaginarmos a presença de carros voadores. O que parecia algo distante, no entanto, pode estar mais perto do que se imagina.
A EHang, fabricante chinesa de táxis aéreos, anunciou que lançará em breve seus primeiros eVTOLs, ou seja, veículos elétricos de pouso e decolagem vertical. A previsão é que eles sejam entregues ainda este ano.
O modelo mais conhecido, produzido pela empresa e denominado EH216-S, já possui certificação do governo da China para operar no país. No caso dos eVTOLs, sabe-se que eles ainda necessitam de outras duas licenças para serem comercializados.
Monitoramento
Quando isso começar, uma das funções da EHang será monitorar os voos desses carros voadores. Inicialmente, a operação será voltada para garantir a segurança e integração das estruturas comerciais na China.
Se tudo caminhar conforme o planejado e as licenças forem concedidas, a expectativa é de que, até o final deste ano, teremos a chance de ver pelo menos o início dos testes de carros voadores transportando pessoas por aí.
O primeiro voo autônomo do EH216-S da EHang ocorreu no início de 2023, como uma demonstração, quando dois passageiros voaram pelo Japão. O teste foi realizado na província de Oita. As pessoas que estavam na praia de Tanoura tiveram a oportunidade de presenciar o feito.
Previsões para o Brasil
No caso do Brasil, a possibilidade de que esse tipo de coisa ocorra está toda voltada para a Eve Air Mobility, empresa fabricante de aeronaves controlada pela Embraer. Em julho deste ano, a companhia revelou que o primeiro carro voador “made in Brazil” será fabricado em Taubaté (SP).
É bom ficar de olho para ver como a empresa brasileira corresponderá às expectativas. Já se sabe, por exemplo, que o eVTOL da Eve tem autonomia de 100 quilômetros e faz pouco barulho.
No Brasil, a aplicação inicial também será voltada para o transporte de passageiros, como táxis ou veículos de aplicativo. Os testes comerciais devem começar a partir de 2024 e a operação em 2026.

-
Bancos1 dia atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF23 horas atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia2 dias atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Tecnologia19 horas atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas15 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Finanças2 dias atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver
-
Bancos1 dia atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Quais empresas da Bolsa ganham mais com a mistura de combustíveis?