Economia
Última semana do mês pode ser de cautela e ajustes
Boletim Focus do Banco Central mostra que os economistas aumentaram as projeções do IPCA este ano para 2,99% ante 2,65% registrado na semana anterior.
A última semana do mês, que antecede as eleições presidenciais nos Estados Unidos, deve ser marcada pela cautela, com os investidores de olho nos balanços das empresas referentes ao terceiro trimestre, no avanço do coronavírus e nas decisões de política monetária aqui e na Europa. Às 9h05, o Ibovespa futuro registrava recuo de 0,66%, aos 100.925 pontos.
Esta semana começa como terminou a anterior, com o impasse sobre o pacote de ajuda à economia norte-americana e o aumento de casos de Covid-19 no mundo. A Itália anunciou que fechará academias e cinemas. A Espanha está adotando o toque de recolher às 23h para várias cidades. Londres voltará a proibir encontro entre pessoas que não vivem na mesma residência. Nos Estados Unidos, ontem, foram registrados mais de 83 mil novos casos.
A questão fiscal nos EUA parecia que poderia ser concluída antes do dia 3 de novembro, quando ocorre a eleição presidencial no país, porém, tudo indica que só será resolvida depois desta data. Essa mudança de expectativa pode impor algum estresse aos negócios.
Por aqui, o boletim Focus do Banco Central mostra que os economistas aumentaram as projeções do IPCA este ano para 2,99% ante 2,65% registrado na semana anterior. Para o Produto Interno Bruto (PIB), houve melhora na projeção, passando de queda de 5% para recuo de 4,81%. A Selic foi mantida em 2% ao ano. Para 2021, a estimativa de inflação subiu de 3,02% para 3,10%. Para o PIB, a expectativa de crescimento caiu de 3,47% na semana anterior para 3,42%. Para Selic, as projeções foram elevadas de 2,50% para 2,75%.
Na quarta-feira, dia 28, a autoridade monetária divulga sua decisão sobre a Selic. A expectativa é de que a taxa básica seja mantida em 2% ao ano, menor nível histórico. Ao longo da semana ainda serão divulgados resultados de grandes empresas como Petrobras e Vale, entre outras.
Na quinta-feira, é a vez do BCE decidir sobre a taxa de juro da região.
Em Nova York, o futuro do Dow Jones registrava queda de 1,04%, aos 27.895 pontos.

-
Economia23 horas atrás
Qual é a fortuna da mulher mais rica do mundo – e quem é ela?
-
Mundo1 dia atrás
Refeição em Nova York: quanto custa comer bem sem gastar muito?
-
Política1 dia atrás
Abandono afetivo é crime? Entenda o que diz a lei brasileira
-
Finanças2 dias atrás
Dívidas no cartão de crédito podem gerar a perda de bens?
-
Agronegócio2 dias atrás
Do jardim ao prato: veja como cultivar e usar flores de manjericão no dia a dia
-
Finanças2 dias atrás
Receita Federal realiza leilão com PlayStation 5, notebooks e mais de 400 lotes
-
Finanças6 horas atrás
Descubra por que esta moeda de 5 centavos pode valer uma fortuna
-
Empresas1 dia atrás
Queixas no Procon crescem 16%; veja empresas com mais reclamações