Conecte-se conosco

Curiosidades

Vegetais: Por Que São a Fonte Mais Saudável de Vitaminas?

Médicos afirmam que um cardápio balanceado é a chave para a boa saúde

Publicado

em

Desde pequenos, ouvimos de nossos pais sobre a importância para a saúde de ingerir vegetais, apesar do gosto não ser dos melhores para um paladar infantil. Mas, afinal, será que isso é mesmo verdade ou se trata de um mito que se popularizou entre os brasileiros?

Os especialistas no assunto afirmam que sim, esses alimentos são extremamente benéficos para o organismo humano e oferecem uma ampla gama de vitaminas, minerais e demais nutrientes essenciais para a manutenção de nossas funções mais básicas.

Quais são os nutrientes mais importantes para nós?

As vitaminas são substâncias derivadas de insumos alimentares como carnes, legumes, verduras e frutas. Até mesmo o nosso corpo é capaz de produzi-las em certa medida. Tais derivados são compostos, em geral, por átomos de hidrogênio e carbono, enquanto os minerais são elementos inorgânicos abundantes no solo e na água.

O corpo humano precisa, seguidamente, de uma quantidade balanceada dos elementos citados acima para continuar funcionando perfeitamente. Entretanto, pessoas que sofrem de algumas doenças específicas podem ser exceções à regra, necessitando assim de uma dieta diferenciada.

Dentre os complexos vitamínicos mais essenciais, podemos citar o grupo A, B, além das vitaminas C, D, E e K. No que diz respeito aos minerais, todos nós precisamos de uma quantidade de iodo, ferro, cobre, cálcio, zinco e potássio circulando em nossas veias.

Logo, para conseguir obter tudo isso nas quantidades satisfatórias, o ideal é variar o cardápio e adicionar um pouco de vegetais em todas as refeições. Porém, existem aqueles que são mais potentes quanto ao percentual nutricional, como, por exemplo, o brócolis, as cenouras, os pimentões, as folhas verdes, etc.

Por fim, outras opções que também trazem grandes vantagens para a saúde incluem batatas, cogumelos e frutas como abacate, manga, morango, banana, frutas cítricas em geral e a melancia. Lembrando que não é preciso comer tudo isso diariamente, o ideal é que haja um revezamento na ingestão de tais itens, segundo afirmam os nutricionistas.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS