Automobilística
CNH obrigatória: seu veículo na lista? Confira agora!
Mudanças nas leis de trânsito podem pegar muita gente de surpresa
A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é um documento fundamental para todos os motoristas brasileiros. Para obtê-la, são necessárias algumas etapas distintas. Dessa forma, o documento não funciona apenas como um comprovante de que a pessoa está apta para dirigir, mas também possui um papel bem mais amplo.
Por exemplo, em diversas situações, tal item pode servir como meio de identificação de um indivíduo, caso ele não esteja de posse do seu RG ou CPF. Além disso, existem várias categorias de habilitação, cada uma referente a um tipo de veículo específico que o portador está autorizado a conduzir.
Portanto, manter-se informado sobre as modificações na legislação é essencial para evitar dores de cabeça, como multas, apreensões e até mesmo detenções por parte das autoridades responsáveis. Hoje, iremos conferir algumas mudanças que ocorreram, mas que muitos motoristas ainda desconhecem.
CNH torna-se obrigatória para alguns veículos
A validade da CNH varia de acordo com a idade do motorista. Esse fator pode exigir um tempo menor entre as reciclagens, variando de um período de 3 a 10 anos. Tal processo é fundamental para que o documento continue válido e seja aceito de acordo com as regras do CTB (Código Brasileiro de Trânsito).
Desse modo, houve algumas modificações na legislação que alteraram a classificação de alguns veículos. Por conta disso, agora eles necessitam de habilitação para serem conduzidos, além de também exigirem o pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).
Dentre os itens afetados, podemos citar as scooters eletrificadas, popularmente chamadas de “bicicletas elétricas“. Elas passaram a ser categorizadas como “ciclomotores” no mês de julho deste ano, necessitando de emplacamento e habilitação.
Portanto, os dispositivos de mobilidade individual, como bicicletas e ciclomotores, exigem maior atenção por parte dos seus proprietários. O não cumprimento das novas determinações pode implicar sérias consequências para os transgressores, previstas em lei. Então, o melhor a fazer é evitar problemas!

-
Política9 horas atrás
Entenda por que a esposa do presidente é chamada de ‘primeira-dama’
-
Tecnologia16 horas atrás
Função pouco conhecida do Google Maps permite ver sua rua há anos atrás
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta: vírus em jogos de celular rouba dados e faz transferências via Pix
-
Agronegócio1 dia atrás
Esses 5 deslizes estão matando sua horta — aprenda a corrigi-los
-
Empresas2 dias atrás
Wilson Sons, Equatorial e Mater Dei anunciam dividendos
-
Cotidiano2 dias atrás
Mais de 5 milhões de títulos eleitorais são cancelados; veja como regularizar
-
Finanças1 dia atrás
O que está por trás da fortuna de Musk e Gates? Especialista aponta padrões
-
Economia2 dias atrás
INSS adota novas regras para proteger dados de segurados