Saúde
Caminhar de costas: você não imagina os benefícios
Modalidade inusitada está conquistando cada vez mais adeptos ao redor do mundo.
Caminhar é um excelente exercício que pode contribuir tanto para a coordenação motora, quanto para a saúde cardíaca e pulmonar. Agora, sabia que existe uma modalidade inusual de caminhada que pode trazer inúmeros benefícios para quem a pratica?
Estamos falando de andar de costas! E sim, sabemos que isso pode parecer engraçado, mas essa técnica está ganhando cada vez mais adeptos. Por isso, hoje vamos descobrir as vantagens que esse tipo de atividade física proporciona.
Andar de costas realmente funciona?
Diversos estudos já foram feitos de modo a analisar esse exercício e comprovar a sua eficácia. Em um deles, publicado na National Library of Medicine, os voluntários que realizavam essa prática em uma esteira por um período de 30 minutos seguidos, durante 4 semanas, obtiveram um aumento de equilíbrio e aptidão pulmonar.
O andar de costas está dentro das habilidades exercitadas quando visamos a melhora das capacidades como equilíbrio, propriocepção, consciência corporal entre outros”, destaca Nycoly Laiola, profissional da educação física da academia Evoque.
Seguidamente, outras pesquisas revelam que o movimento feito para trás pode ser útil para auxiliar pacientes com osteoartrite no joelho e dores crônicas nas costas. Inclusive, até o cérebro pode colher os benefícios dessa atividade, uma vez que a atenção e a concentração também são trabalhadas no processo.
“Por conta disso, pode ser um exercício muito interessante para diversas modalidades esportivas, como também para o treinamento de idosos, visto que este público tem declínio em algumas funções ao longo da vida naturalmente”, completa o especialista.
Por fim, o preparador físico destaca ainda que caminhar de costas pode ser especialmente bom para os idosos, afinal eles são as pessoas mais propensas a sofrer com quedas e problemas de coordenação, em grande parte devido à idade avançada.
“Dentro do treinamento, trabalhamos com diversas propostas visando a funcionalidade desses idosos, dentre elas, explora-se o equilíbrio, flexibilidade e principalmente o ganho de força muscular, trazendo assim maior qualidade de vida para esses indivíduos, mas é importante ressaltar que este trabalho pode e deve ser realizado com crianças, adultos e idosos”, indica.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp