Curiosidades
Curiosidades históricas: o café era usado para lavar as mãos antes de virar bebida
A famosa bebida já teve vários usos ao longo da história humana.
O Oriente Próximo foi palco de uma grande novidade no século XV: o café, produto extremamente comum na mesa dos brasileiros hoje em dia. Em árabe, o produto recebe o nome de “gahwa” e o grão possuía as mais variadas utilidades para aquele povo.
Segundo recentes descobertas arqueológicas feitas por uma equipe de profissionais franco-americanos, existe uma antiga origem botânica para este item no sudoeste etíope. Mas, em torno de cinco séculos antes do insumo se popularizar como bebida, ele era comumente visto em livros de medicina como um higienizante de mãos.
O café e as suas várias utilidades
Existem diversos documentos árabes sobreviventes do período medieval, que atestam as diversas finalidades que eram dadas para o café no passado. O grão era amplamente utilizado para fazer até mesmo perfumes para mulheres, por exemplo.
Assim, os estudiosos acreditam que o ingrediente tenha sido trazido do Iêmen e a sua comercialização deveu-se ao aroma agradável, somado à valorização como item medicinal. Entretanto, aconteceu algo parecido com o que houve no chá na China Antiga.
Em vez de ingerir a bebida por prazer, os médicos a receitavam para ser aplicada em forma de emplastros ou compressas, de modo a aliviar dores de cabeça ou tratar ferimentos. Várias obras do século X também afirmam que o café era bastante útil para eliminar cheiros desagradáveis, como o suor, e até mesmo atuava na remoção de pelos.
Seguidamente, os sábios apontavam que o insumo era um higienizante de mãos de qualidade. Tal recomendação se devia ao fato da sua ampla capacidade de secar a umidade e absorver odores. Foram encontradas receitas voltadas para isso, que recomendam aplicá-lo junto de uma série de ingredientes, como a canela e o cravo.
Por fim, conforme afirmam as lendas, a primeira pessoa a utilizar o grão como bebida foi o mítico Rei Salomão, o famoso monarca do Antigo Testamento. A história conta que ele ordenou que seus servos trouxessem o produto do Iêmen para, posteriormente, secá-los e transformá-los em um preparado capaz de curar doenças.

-
Tecnologia22 horas atrás
Descubra o horário ideal do dia para desligar o celular, segundo Bill Gates
-
Tecnologia1 dia atrás
Robôs, IA e biotecnologia: estudo revela as empresas mais inovadoras da agricultura
-
Automobilística2 dias atrás
O que mudou nas leis para películas de carro? Entenda as exigências
-
Política1 dia atrás
PEC das Guardas Municipais avança e pode ser votada esta semana
-
Mundo1 dia atrás
Colômbia pede adesão ao banco dos Brics e sinaliza afastamento dos EUA
-
Mundo1 dia atrás
Trump propõe uso de carvão para alimentar data centers de IA
-
Tecnologia1 dia atrás
Sam Altman projeta um futuro em que o ChatGPT lembrará “toda a sua vida”
-
Finanças1 dia atrás
5 aplicativos que facilitam a gestão financeira e vão aliviar seu bolso