Economia
Prova de vida do INSS: novo sistema continua valendo em 2024?
Anteriormente, os beneficiários tinham a obrigação de comprovar que estavam vivos pessoalmente nos bancos ou através do aplicativo Meu INSS. No entanto, esse processo mudou.
No ano de 2023, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) introduziu uma mudança significativa no processo de prova de vida, também conhecida como “fé de vida”.
Anteriormente, os beneficiários precisavam confirmar presencialmente nos bancos ou por meio do aplicativo Meu INSS que estavam vivos. No entanto, essa responsabilidade passou a ser do Governo Federal, que agora verifica a situação do segurado.
O novo método de comprovação: como funciona?
Esse novo método, que começou em 2023, facilitou muito o processo para os beneficiários. O INSS agora cruza informações dos segurados nos dez meses seguintes ao mês de seu aniversário para confirmar automaticamente que eles estão vivos.
Em 2024, essa modalidade continua sendo utilizada, já que o governo não emitiu novas diretrizes sobre o assunto.
Como o Governo verifica a vida dos beneficiários?
O governo possui várias maneiras de verificar a vida dos beneficiários do INSS. Essas incluem:
- Utilização do aplicativo Meu INSS pelo segurado;
- Aquisição de empréstimo consignado com autenticação biométrica;
- Atendimento presencial em agências do INSS ou autenticação biométrica em entidades parceiras;
- Realização de perícia médica;
- Comprovação de vacinação;
- Utilização de serviços no sistema público de saúde ou em redes conveniadas;
- Cadastro ou recadastro em órgãos de trânsito ou segurança pública;
- Atualização do CadÚnico;
- Participação em eleições;
- Renovação de documentos oficiais como RG e CNH;
- Declaração do Imposto de Renda, seja como titular ou dependente.
Todas essas ações ajudam o INSS a confirmar a atividade e, consequentemente, a vida do beneficiário.
O que acontece se você não fizer a prova de vida?
Caso o INSS não consiga confirmar automaticamente que o beneficiário está vivo, ele será notificado. Isso pode acontecer por meio do aplicativo Meu INSS, por contato telefônico da Central 135 ou por um comunicado enviado pelo banco.
Após receber a notificação, o segurado dispõe de um período de 60 dias para executar uma das atividades mencionadas anteriormente, as quais servem como uma forma de comprovar sua existência.
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