Conecte-se conosco

Saúde

Açúcar: quanto é demais consumir por dia?

O açúcar não é o vilão, desde que consumido com moderação. Saiba que o mais importante é manter um equilíbrio.

Publicado

em

Quem é que não adora um docinho, não é mesmo? Seja bolo, biscoito, sorvete ou balas, essas delícias são irresistíveis, mas nos fazem perguntar: qual é o limite do açúcar? E mais, qual é a quantidade recomendada para o dia a dia?

As recomendações oficiais

As Diretrizes Dietéticas para Americanos 2020-2025 recomendam que as calorias provenientes de açúcares adicionados representem menos de 10% do total diário. De acordo com a nutricionista Lainey Younkin, “esse percentual equivale a, no máximo, 12 colheres de chá ou 48 gramas de açúcar para quem segue uma dieta de 2 mil calorias por dia”.

Mas a Associação Americana do Coração (AHA) é um pouco mais restritiva: sugere até seis colheres de chá, ou seja, 24 gramas para mulheres, e nove colheres de chá, ou seja, 36 gramas para homens por dia.

Açúcar: energia e peso

Sabemos que os açúcares são carboidratos e servem como uma fonte de energia essencial para o nosso corpo. No entanto, muitas pessoas preocupadas com o peso se perguntam qual é a quantidade ideal para consumir.

A nutricionista Megan Kober aconselha um caminho mais prático e saudável: comer uma ou duas porções de frutas todos os dias, preferindo as vermelhas, por serem ricas em fibras e terem menos açúcar. Dessa forma, você não precisa ficar contando gramas o tempo todo!

Açúcar natural x açúcar adicionado

Entender a diferença entre açúcar natural e açúcar adicionado é também importante.

  • O açúcar natural é encontrado em frutas e laticínios.
  • O açúcar adicionado é aquele que colocamos nos alimentos para deixá-los mais gostosos ou para conservá-los por mais tempo.

A nutricionista Lisa Valente explica que o açúcar adicionado é o que realmente precisamos monitorar, pois ele se “infiltra” em vários alimentos, especialmente nos industrializados.

Portanto, o açúcar não é o vilão, desde que consumido com moderação. Saiba que o mais importante é manter um equilíbrio, escolhendo alimentos naturais e prestando atenção nos açúcares adicionados. Dessa forma, você pode desfrutar de suas guloseimas favoritas sem comprometer sua saúde! Fique de olho nas embalagens e nos ingredientes dos alimentos para fazer escolhas mais conscientes.

Formada em Relações Públicas (UFG), especialista em Marketing e Inteligência Digital e pós-graduada em Liderança e Gestão Empresarial. Experiência em Marketing de Conteúdo, comunicação institucional, projetos promocionais e de mídia. Contato: iesney.comunicacao@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS