Conecte-se conosco

Economia

Avanço do Coronavírus deve impor cautela aos negócios

Decisão sobre Selic será divulgada hoje e mercado aposta em manutenção da taxa em 2% ao ano.

Publicado

em

A preocupação com o avanço do coronavírus na Europa e nos Estados Unidos deve impor cautela aos negócios. Ontem, após três altas seguidas, o Ibovespa sucumbiu ao exterior e fechou em queda, abaixo dos 100 mil pontos. Às 9h05, o Ibovespa futuro registrava queda de 0,55%, aos 98.355 pontos.

Os investidores têm acompanhado diariamente o avanço da Covid-19, principalmente, na Europa e nos EUA. A preocupação é com o impacto econômico que a disseminação da doença terá, com o avanço dos casos e as novas medidas de restrição.

Além disso, o presidente Donald Trump afirmou que o pacote de ajuda à economia dos Estados Unidos não será definido antes da eleição, em 3 de novembro. Outro tema que também impõe tensão aos negócios é a informação de que o democrata Joe Biden pode derrotar Trump nas urnas.

Por aqui, hoje é dia de decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) sobre a taxa Selic. A maioria do mercado aposta em manutenção da taxa básica em 2% ao ano. No entanto, é o comunicado que concentrará a atenção dos investidores. Com o avanço da inflação, muitos analistas acreditam que a autoridade monetária pode mudar o tom do documento. A decisão, que será anunciada após o fechamento dos mercados, terá impacto amanhã nos negócios.

Ontem, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, mandou recado para a base do governo. De acordo com reportagem no O Estado de S.Paulo, Maia cobrou interesse para avançar com as reformas. “Não sou eu que estou obstruindo, é a base do governo. Se o governo não tem interesse nas medidas provisórias, eu não tenho o que fazer. Eu pauto, a base obstrui, eu cancelo a sessão. Infelizmente, é assim. Eu espero que, quando tivermos que votar a PEC [Proposta de Emenda à Constituição] emergencial, a reforma tributária, que o governo tenha mais interesse e a própria base tire a obstrução da pauta da Câmara”, disse, perguntado se haveria votação de projetos nesta data na Casa.

Do lado corporativo, hoje serão conhecidos os resultados da Petrobras, Vale e Bradesco, após o fechamento da Bolsa.

Em Nova York, o índice futuro do Dow Jones registrava queda de 1,73%, aos 26.894 pontos.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS