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Economia

China tem demanda doméstica por combustível de aviação próxima a níveis pré-pandemia em setembro

Vendas domésticas de querosene de aviação no mês passado foram de cerca de 2 milhões de toneladas, ou 523.300 barris por dia.

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A China registrou um consumo doméstico de combustível de aviação próximo aos níveis pré-Covid em setembro, refletindo uma rápida recuperação nas viagens de passageiros e fretes de carga, apesar da procura por voos internacionais continuar fraca, segundo fontes ligadas ao tema.

Em setembro, as vendas domésticas de querosene de aviação foram de cerca de 2 milhões de toneladas, ou 523.300 barris por dia, o maior volume desde fevereiro e um pouco menor do que janeiro, ainda de acordo com duas fontes da indústria.

Cerca de dois terços do consumo total de combustível de aviação da China fica a cargo dos voos domésticos. Com a recuperação na demanda de combustível de aviação, as margens das refinarias chinesas cresceram e elas passaram a processar mais petróleo.

Nos próximos seis meses, contados a partir do final de outubro, o consumo doméstico será novamente alavancado, já que a China deve expandir a disponibilidade de voos em seu planejamento sazonal de tráfego aéreo de inverno/primavera.

Entre 25 de outubro e 27 de março, as companhias aéreas chinesas oferecerão 84.634 voos domésticos por semana, 19,8% mais do que um ano antes, ao passo que os voos de carga semanais aumentarão para 2.101, acréscimo de quase 40%, segundo informações da Administração de Aviação Civil da China.

“As viagens domésticas de passageiros se recuperaram para apenas 2% abaixo do nível do ano anterior e o volume de frete também está melhorando mês a mês”, disse o analista Liu Yuntao, da consultoria Energy Aspect.

A primeira alta anual na demanda aparente por combustível de aviação na China foi observada em setembro, sendo ela de ou 920.000 bpd, 2% a mais do que o mesmo mês do ano passado, acrescentou Liu.

A projeção considera o acréscimo da produção doméstica às importações líquidas, mas exclui mudanças de estoque que o país não divulga.

Mas para os voos internacionais, que continuam 5% abaixo dos volumes de 2019 devido aos rígidos controles de fronteira, uma recuperação completa para o nível do ano passado deve levar anos, disse um funcionário da China National Aviation Fuel Corp (CNAF) baseado em Pequim.

Em 2019, a China consumiu um recorde de cerca de 38,7 milhões de toneladas de combustível de aviação.

“O consumo geral de combustível de aviação da China poderia, na melhor das hipóteses, retomar 75% a 80% do nível de 2019 este ano, e pode levar cinco anos para se recuperar totalmente”, afirmou.

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