Conecte-se conosco

Saúde

Hábito na Cozinha: Conheça a Prática Brasileira que Esconde Perigos

Método de limpeza pode ajudar na proliferação de germes e bactérias.

Publicado

em

Existem algumas práticas que são transmitidas há gerações nas famílias, principalmente no quesito de tarefas domésticas. No entanto, segundo especialistas, devemos nos atentar a um hábito em particular que está sendo associado a problemas com microorganismos nocivos e falta de higiene.

Pensando dessa forma, é fundamental que questionemos e repensemos certas metodologias, ainda mais no que diz respeito à cozinha. Afinal, fungos, vírus e demais formas de vida prejudiciais se proliferam rapidamente e podem constituir um grande perigo para a sua saúde e a de seus familiares.

Ato comum na cozinha pode causar prejuízos

Muita gente costuma deixar o pano utilizado para higienizar superfícies na pia da cozinha, o que aumenta significativamente as chances de contaminação. Vale lembrar que o referido local é um dos mais sujos desse ambiente, pois nele se concentram restos de comida, água e gordura.

Assim, tal item pode absorver resíduos excessivos e acabar transportando-os para outros locais no momento da limpeza. Uma vez que o tecido demora para secar, essa umidade torna-se o ambiente perfeito para a instalação de diversos microorganismos prejudiciais.

Mesmo que esse objeto seja bastante prático na hora de organizar e higienizar bancadas e outros locais, seu uso promove apenas uma limpeza superficial. Além disso, também existem outros objetos que merecem atenção especial, afinal sofrem do mesmo problema. Vejamos alguns deles:

  • Colher de madeira;
  • Tábua de madeira;
  • Bucha.

Todas as alternativas citadas acima devem ser trocadas regularmente de modo a minimizar a ação bacteriológica. Voltando ao assunto do pano, uma dica para contornar tal problema seria substituí-lo por lenços descartáveis ou um rodo adaptado para a higienização da pia.

Por fim, os microorganismos mais encontrados na cozinha são a Salmonella, Escherichia coli, Listeria monocytogenes, Staphylococcus aureus e Campylobacter jejuni. Eles são capazes de causar males como febre, diarreia, vômitos e quadros de intoxicação alimentar. Aplicar álcool 70% nas áreas usadas pode ajudar a eliminá-las.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS