Empresas
Plataforma Brasil Mais Produtivo, para digitalização de MPEs, já está valendo; saiba mais
Apoio à trasformação digital.
Desde ontem, as micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) industriais têm a oportunidade de realizar inscrições gratuitas na nova plataforma do programa Brasil Mais Produtivo do governo federal. O propósito é permitir que as empresas interessadas aumentem sua produção de maneira mais rápida e eficiente, tornando-se competitivas no mercado por meio da adoção de tecnologias e eficiência energética.
A plataforma, apresentada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), oferece cursos, materiais e ferramentas relacionados à produtividade e transformação digital. A expectativa é que cerca de 200 mil empresas realizem inscrições, sendo que mais de 93 mil MPMEs receberão atendimento direto com orientações e acompanhamento presencial contínuo até 2027.
O vice-presidente da República e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin, destacou o impacto da nova fase do Brasil Mais Produtivo, coordenada pela pasta, enfatizando a oportunidade de reindustrialização e geração de riqueza e emprego para o país. O programa, relançado em novembro de 2023, destinará R$ 2,037 bilhões para o desenvolvimento de novas tecnologias digitais a partir deste ano, sendo operado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Brasil Mais Produtivo
Além do BNDES, são parceiros do programa o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a Empresa Brasileira de Inovação Industrial (Embrapii).
O presidente do Sebrae, Décio Lima, destacou que o acompanhamento nas empresas, com soluções oferecidas, contribuirá para enfrentar desafios e encontrar soluções, promovendo a inclusão dos pequenos negócios nos conceitos de inovação e sustentabilidade da economia mundial.
Transformação digital
O ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, ressaltou que a transformação digital proporciona o crescimento dos pequenos negócios, incentivando-os a sair da informalidade.
O programa, dividido em quatro etapas, oferece cursos, materiais e ferramentas sobre produtividade e transformação digital para até 200 mil empresas. Na etapa de diagnóstico e melhoria de gestão, 50 mil empresas receberão orientações e acompanhamento contínuo do Sebrae, seguido pela otimização de processos industriais, transformação digital e soluções desenvolvidas por empresas provedoras de tecnologias do tipo 4.0. A meta é aumentar a digitalização das indústrias no país, passando de 23,5% para 90% até 2033.
(Com Agência Brasil).

-
Bancos1 dia atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF1 dia atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia1 dia atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas22 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Empresas1 dia atrás
Por que o McDonald’s está sendo boicotado? Spoiler: motivo não envolve comida
-
Bancos2 dias atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Quais empresas da Bolsa ganham mais com a mistura de combustíveis?
-
Economia19 horas atrás
Tem dívida com a Caixa? Não pague sem antes ver essa condição de até 90% de desconto