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Automobilística

5 erros comuns em carros automáticos que podem custar caro

Evitando esses erros, você estará não apenas cuidando do seu veículo, mas também evitando gastos desnecessários com reparos.

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O câmbio automático, cada vez mais presente nos carros novos no Brasil, oferece conforto e praticidade. No entanto, muitos motoristas, especialmente aqueles acostumados com carros manuais, cometem erros ao utilizar esses veículos, que podem acabar custando caro. Aqui vão algumas dicas para evitar esses erros comuns.

1. Neutro no sinal vermelho: só em carros manuais

Em carros manuais, é comum colocar o veículo em ponto morto em semáforos para evitar desgastar a embreagem. No entanto, em carros automáticos, o correto é manter em “D” (Drive) e segurar o freio. Isso mantém o sistema hidráulico pressurizado e as partes lubrificadas.

2. Mudando para ‘P’ ou ‘R’ em movimento: um grande não!

É um erro comum trocar para a marcha ré (“R”) ou estacionamento (“P”) enquanto o carro ainda está em movimento. Esse ato pode danificar seriamente o sistema de transmissão do veículo. Modelos mais antigos são mais suscetíveis a esses danos, enquanto os mais novos costumam ter sistemas eletrônicos para prevenir esses erros.

3. ‘Segurando’ o carro na ladeira: não é necessário

Assim como nos manuais, evitar segurar o carro na ladeira usando o acelerador é importante em automáticos. Essa prática aquece o óleo da transmissão e aumenta o consumo de combustível. O ideal é sempre manter o pé no freio.

4. Manutenção do câmbio automático

Muitos pensam que câmbios automáticos não precisam de manutenção, mas isso não é verdade. É vital verificar o fluido de transmissão e trocá-lo conforme recomendado no manual do carro. Ignorar isso pode levar a problemas sérios e caros de reparação.

5. Evite fazer o carro pegar ‘no tranco’

Se a bateria do carro morrer, não tente fazer ele pegar ‘no tranco’. Isso pode forçar componentes importantes do veículo. O melhor é recarregar a bateria ou fazer uma ‘chupeta’.

Além desses pontos, é importante lembrar que o câmbio automático tem suas peculiaridades. Verificar o nível do óleo, observar a cor do fluido durante revisões e estar atento a sinais como trancos ou ‘patinação’ na troca de marchas é essencial para manter seu veículo em boas condições.

Formada em Relações Públicas (UFG), especialista em Marketing e Inteligência Digital e pós-graduada em Liderança e Gestão Empresarial. Experiência em Marketing de Conteúdo, comunicação institucional, projetos promocionais e de mídia. Contato: iesney.comunicacao@gmail.com

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