Conecte-se conosco

Saúde

Café sem comer antes: quais os riscos para a saúde?

O café e outros alimentos e bebidas podem ser vilões para o seu estômago se consumidos sozinhos, especialmente se você já tem certas condições de saúde. Entenda!

Publicado

em

Tomar café de manhã é rotina para muitas pessoas, mas você sabia que para alguns isso pode não ser uma boa ideia? Sim, beber café com o estômago vazio pode acabar causando dor e azia em certos casos.

Mas calma, o problema não é o café em si. Na verdade, tudo depende da saúde de cada um, do metabolismo e até do que a pessoa costuma comer. Há pessoas que podem tomá-lo depois de ficar horas sem comer e ficar super bem, enquanto outras podem se sentir mal.

Alimentos que podem causar desconforto se ingeridos de estômago vazio

Não é só o café que pode fazer você se sentir assim. Alimentos como doces, frituras, refrigerantes tipo cola, chá preto, mate, bebidas alcoólicas, comidas picantes como pimenta e até frutas ácidas podem deixá-lo com essa sensação chata de desconforto no estômago se consumidos logo cedo, em jejum.

A Dra. Simone Reges Perales, que é especialista em cirurgia do aparelho digestivo na Unicamp, explicou que esses alimentos aumentam a produção de ácido no estômago, o que pode piorar problemas como queimação, refluxo e gastrite.

Quando a situação pode se agravar?

Se você tem ansiedade, sofre de enxaqueca, arritmias ou outros problemas de saúde, tomar café sem comer nada antes pode intensificar esses problemas. Isso ocorre porque a cafeína é absorvida mais rapidamente pelo corpo quando o estômago está vazio, explica o professor Luiz Ernesto de Almeida Troncon, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP.

Mas se você comer algo antes ou enquanto toma seu café, a cafeína se mistura com a comida e entra no sangue mais devagar, diminuindo os sintomas.

A dica dos especialistas é: se você já sabe que certas bebidas ou alimentos te deixam mal, é melhor consumir com moderação. E sobre o café, em especial, se você não quer passar por esses desconfortos, tente limitar a uma xícara, especialmente se for beber de estômago vazio.

Formada em Relações Públicas (UFG), especialista em Marketing e Inteligência Digital e pós-graduada em Liderança e Gestão Empresarial. Experiência em Marketing de Conteúdo, comunicação institucional, projetos promocionais e de mídia. Contato: iesney.comunicacao@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS