Conecte-se conosco

Economia

Atenção, aposentados! INSS convoca quem está fora da base de dados para prova de vida

Quem não fizer a prova de vida dentro de 60 dias depois de receber a notificação, pode ter seu pagamento bloqueado.

Publicado

em

Prova de Vida

Desde janeiro de 2023, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) adotou um novo procedimento para a prova de vida de aposentados, pensionistas e outros beneficiários de longa duração. Agora, em vez de você ter que ir até o banco todo ano para confirmar que está vivo, é o INSS que vai verificar essa informação por você.

Eles fazem isso usando dados de várias bases de dados públicas e privadas, para ver se conseguem encontrar informações que comprovem que os segurados estão vivos. Essa mudança foi oficializada pela portaria 1.408.

Notificações para quem não foi encontrado

Apesar desse esforço, existem muitas pessoas que o INSS não conseguiu localizar nessas bases de dados. Por isso, mais de 4 milhões, nascidas nos meses de janeiro, fevereiro e março, vão receber uma notificação pedindo para fazerem a prova de vida. Essas notificações podem chegar pelo aplicativo Meu INSS, pela central telefônica 135 ou até mesmo pelo banco onde você recebe seu benefício.

Se você receber uma dessas notificações, não precisa se preocupar. É só acessar o Meu INSS ou ir até o banco onde você recebe seu benefício e fazer a prova de vida. Se não fizer dentro de 60 dias depois de receber a notificação, seu pagamento pode ser bloqueado. Mas dá para resolver isso facilmente pelo aplicativo, pelo site do Meu INSS, em uma agência bancária ou numa unidade do INSS.

O que vale como prova de vida

Você pode confirmar sua vida de várias maneiras:

  • Usando o app Meu INSS ou outros apps seguros
  • Indo pessoalmente a uma Agência da Previdência Social
  • Recebendo seu benefício com biometria
  • Fazendo um empréstimo consignado com biometria
  • Atualizando seus dados no Cadastro Único (CadÚnico)
  • Ou fazendo a prova de vida presencialmente no banco ou em unidades do INSS

Como era antes? A prova de vida era feita diretamente no banco, mostrando um documento com foto ou usando a biometria nos caixas eletrônicos. Desde 2020, também é possível fazer por biometria facial, usando a câmera do seu celular pelo app Meu INSS.

E os servidores públicos?

Para os servidores públicos federais aposentados e pensionistas, a prova de vida é feita pelos apps Sougov.br e Gov.br ou diretamente na agência bancária onde recebem seu pagamento, e isso deve ser feito no mês do seu aniversário.

Com essas mudanças, o INSS busca facilitar a vida dos beneficiários, evitando filas e deslocamentos desnecessários, garantindo que todos continuem recebendo seus benefícios sem complicações.

Formada em Relações Públicas (UFG), especialista em Marketing e Inteligência Digital e pós-graduada em Liderança e Gestão Empresarial. Experiência em Marketing de Conteúdo, comunicação institucional, projetos promocionais e de mídia. Contato: iesney.comunicacao@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS